Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

ETA MUNDO BOM(2016)

Êta Mundo Bom! é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo, com previsão de estreia para 18 de janeirode 2016, substituindo Além do Tempo. Será a 87ª "novela das seis" exibida pela emissora.
Escrita por Walcyr Carrasco, com colaboração de Maria Elisa Berredo, e contará com a direção de Ana Paula Guimarães, Marcelo Zambelli e Diego Morais e a direção geral e de núcleo de Jorge Fernando,[2] é inspirado no conto Cândido, ou O Otimismo, publicado em 1759 pelo filósofo iluminista Voltaire, no filme Candinho, de 1954 roteirizado por Abílio Pereira de Almeida, inspirado no primeiro, e no conto O Comprador de Fazendas, do livro Urupês de Monteiro Lobato.

Antecedentes e produção

Teve o título provisório de Candinho. Posteriormente teve seu título alterado para Êta Mundo Bom!, em referência ao bordão do personagem Pancrácio (Marco Nanini).[3] A trama tinha previsão de estreia pra o segundo semestre de 2016, logo após a novela Trem Bom de Maurício Gyboski. Porém, devido a um desentendimento entre Walcyr Carrasco e Aguinaldo Silva (o supervisor de Trem Bom), a Globo resolveu adiar a estreia de Trem Bom e colocar a trama de Walcyr no lugar dela, estreando assim em janeiro de 2016[4] . Posteriormente, a novela de Gyboski ainda passaria sua supervisão para Lauro César Muniz, mas acabou cancelada pela emissora.
Este trabalho retomou a parceria entre Walcyr Carrasco e Jorge Fernando. O último trabalho deles foi Caras & Bocas (2009)[5] . Retoma, ainda, a volta da dupla ao horário das seis, após o estrondoso sucesso de Alma Gêmea (2005). A novela também retoma a parceria de Walcyr com Priscila Fantin, feita em novelas como Chocolate com PimentaAlma Gêmea e Sete Pecados. Após os boatos sobre desentendimentos entre eles, a atriz volta a trabalhar com o autor depois de 8 anos. [6] [7] Após superar o ressentimento com Flávia Alessandra, por ela não ter aceitado ter atuado em Amor à Vida, dessa vez o autor a convidou para interpretar a grande vilã da trama.[8]
Os protagonistas Sérgio Guizé e Débora Nascimento foram confirmados como casal protagonista enquanto ainda estavam atuando na novela Alto Astral[9]

Enredo

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Candinho foi separado da mãe logo após seu nascimento e foi acolhido pelo casal Cunegundes e Quinzinho, donos de uma fazenda, no interior de São Paulo, nos anos 1920. Mas quando cresce, Candinho vira empregado nessa casa e é expulso por se apaixonar pela primogênita, Filomena.
Pancrácio, amigo da família que criou Candinho e seu grande mentor, o aconselha a seguir para a capital em busca da mãe biológica, Anastácia, que ele nunca conheceu. Assim Candinho viaja junto de seu inseparável burro, Policarpo. A mãe, a esta altura, é uma viúva milionária e também está à procura do filho na capital. Ela conta com a ajuda do detetive Jack, da melhor amiga Emma e do advogado Araújo. Mas Anastácia não faz ideia de que a sobrinha, Sandra, fará de tudo para atrapalhar esse encontro, pois teme perder a posição de herdeira. A personificação da falsidade, na frente de Anastácia, Sandra é doce e generosa, mas por trás, é gananciosa e interesseira.
Sem se deixar abater, Candinho enfrenta as mais diversas situações para sobreviver na cidade grande, onde conhece seu fiel amigo, o garoto Pirulito. Além da busca incessante pela mãe, ele também vai lutar com unhas e dentes pelo amor de Filomena, que agora mora na capital e vive uma relação com o possessivo Ernesto. Com uma lábia infalível e um pé de valsa daqueles, o vilão conheceu Filomena e a convenceu a fugir com ele para a capital com a promessa de se casar com a bela roceira. Mas o mundo de Filó desaba quando os dois chegam em São Paulo. Ernesto diz que não vai casar coisa nenhuma e praticamente obriga a moça a se tornar uma dançarina em uma espécie de cabaré. E o pior: Ernesto fica com a maior parte do dinheiro que ela ganha no local.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco

Ator/AtrizPersonagem
Sérgio GuizéCândido (Candinho)[10]
Débora NascimentoFilomena (Filó) [10]
Flávia AlessandraSandra[10]
Eriberto LeãoErnesto[10]
Eliane GiardiniAnastácia[10]
Elizabeth SavallaCunegundes[10]
Marco NaniniPancrácio[10]
Ary FontouraQuinzinho[10]
Priscila FantinDiana
Camila QueirozMafalda[10]
Klebber ToledoRomeu[10]
Bianca BinMaria[10]
Guilhermina GuinleIlde[10]
Neusa Maria FaroOlímpia [10]
Rainer CadeteCelso[10]
Rodrigo AndradeFábio[10]
Rômulo NetoBraz[10]
Flávio TolezaniAraújo[10]
Anderson Di RizziZé dos Porcos[10]
Giovanna GrigioGerusa[10]
Arthur AguiarOsório[10]
Jeniffer NascimentoDita[10]
Maria Zilda BethlemEmma[10]
Rosi CamposEponina[10]
Miguel RômuloQuincas[10]
Ana Lúcia TorreCamélia[10]
Maria CarolOlga[10]
Tarcísio FilhoSevero[10]
Débora OlivieriAna[10]
Suely FrancoPaulina[10]
Dhu MoraesManoela[10]
Flávio MigliaccioJosias[10]
David LucasJack[10]
JP RufinoPirulito[10]
Nathália CostaAlice[10]
Xande ValoisCláudio[10]
Nathalia DillAnastácia (jovem)[10]
Natália do ValeBaronesa[10]

Galeria

Música

Volume 1

A primeira trilha sonora da telenovela foi lançada em 11 de dezembro de 2015, quase 1 mês antes da estreia da trama. A capa apresenta o protagonista Sérgio Guizé, caracterizado como "Candinho", junto de seu animal de estimação.[11] [12]
Êta Mundo Bom!, Vol. 1
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento11 de dezembro de 2015
Gênero(s)Trilha sonora
Idioma(s)Português
Formato(s)CDDownload digital
Gravadora(s)Som Livre

N.ºTítuloMúsicaNota(s)Duração
1."O Sanfoneiro Só Tocava Isso"  SuricatoTema de abertura 
2."Pé de Manacá"  Paula Fernandes  
3."O Que o Ouro Não Arruma"  Daniel  
4."Dois Pra Lá, Dois Pra Cá"  Elis Regina  
5."Se Não Vira Jazz"  Djavan  
6."Estrada Vermelha"  Victor & Leo  
7."No Rancho Fundo"  Chitãozinho & Xororó  
8."A Saudade Mata a Gente"  César Menotti & Fabiano  
9."Saudade de Minha Terra"  Zé Neto & Cristiano  
10."Quem Vem de Longe"  Gusttavo Lima  
11."Avôhai"  Zé Ramalho  
12."Distante D'Ocê"  Elba Ramalho  
13."Tico-tico no Fubá"  Cluster Sisters  
14."Vem Morena"  Os Gonzagas  
15."O Samba da Minha Terra"  Elza Soares  
16."Vida de Bailarina"  Ângela Maria  
17."Dos Meus Braços Tu Não Sairás"  Nelson Gonçalves  
18."Escandalosa"  Emilinha Borba  
19."Segredo"  Dalva de Oliveira