Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Sorriso do Lagarto 1991

O Sorriso do Lagarto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O Sorriso do Lagarto foi uma minissérie brasileira escrita por Walter Negrão e baseada no livro homônimo de João Ubaldo Ribeiro. A minissérie foi exibida pela Rede Globo entre 4 de junho e 30 de agosto de 1991, em 52 capítulos.

Índice

[esconder]

[editar] Sinopse

Na Ilha de Santa Cruz, um crime envolve a todos. Enquanto as investigações do detetive Peçanha acontecem, uma história de amor acontece entre o biólogo João Pedroso, que abandonou a profissão e passou a viver da pesca, e Ana Clara, a jovem e infeliz esposa do secretário de saúde, Dr. Ângelo Marcos, um homem corrupto e perigoso.
Por sua vez, a jovem Branca, filha do pescador Cirino, despreza seu pretendente Joaquim por ser apaixonada por João Pedroso, e faz tudo para conquistá-lo, chegando a recorrer às feitiçarias do pai-de-santo Bará, e a moça não percebe o interesse do padre Monteirinho, atormentado pela atração que sente por ela.
Na ilha também mora o Dr. Lúcio Nemésio, que se utiliza do hospital público para realizar uma série de experiências genéticas, com o objetivo de criar uma espécie de sub-raça.

[editar] Elenco

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O ator Chiquinho Brandão, que interpretava Chico Bagre, e já havia gravado cerca de 20 capítulos, morreu no dia da estréia da minissérie, em 4 de junho de 1991, uma terça-feira, em um acidente automobilístico, sem completar o seu trabalho. Os autores providenciaram a chegada de um primo, Stepan Nercessian, para ocupar o lugar dele. Uma espécie de cronista da aldeia de pescadores.
  • Último trabalho na televisão do ator Carlos Augusto Strazzer, que veio a falecer em 19 de fevereiro de 1993, uma sexta-feira de Carnaval.
  • A minissérie pegou carona no grande sucesso da minissérie Riacho Doce, exibida no ano anterior, em 1990, com belos cenários e praias paradisíacas, na região de Paraty, no Rio de Janeiro.
  • Tony Ramos e Maitê Proença, João Pedroso e Ana Clara, par romântico na minissérie, repetiriam a dobradinha em mais dois trabalhos. Na novela Felicidade, de Manoel Carlos, exibida no mesmo ano, em 1991, como Álvaro e Helena. E em Torre de Babel, novela de Silvio de Abreu, exibida 7 anos depois, em 1998, como José Clementino e Clara.
  • A minissérie Sorriso do Lagarto é bastante lembrada pela bela e marcante abertura ao som da música Mercy Street com Peter Gabriel,uma belíssima abertura.
  • A minissérie teve uma única reapresentação exclusiva para o Distrito Federal, em 1996. Nunca foi reprisada em rede nacional, e também, até o presente momento, ainda não foi lançada em DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário