Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Teresa Batista 1992

Teresa Batista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Teresa Batista foi uma minissérie brasileira exibida pela Rede Globo, entre 7 de abril a 22 de maio de 1992 (28 capítulos). De Vicente Sesso, baseada no romance Teresa Batista Cansada de Guerra de Jorge Amado. Dirigida por Paulo Afonso Grisolli.

[editar] Sinopse

A novela conta a trajetória de Teresa Batista, dos 13 aos 27 anos. Orfã, é criada por sua tia que a espanca e humilha demais. Ainda criança é vendida por sua tia Felipa ao Capitão Justo, um homem violento e poderoso que coleciona meninas para explorá-las sexualmente. Ele mantém todas elas trancada em sua casa e ele as trata como escrava e as estupra.
Maltratada e violentada por ele, Teresa fica traumatizada da forma com perdeu sua virgindade e não cede facilmente às vontades do capitão, como as outras meninas e por isso é a que mais apanha. Ao descobrir que ela sabe ler e escrever, Justo a obriga a trabalhar em seu armazém de forma escrava e sem salário. Lá ela conhece o estudante Daniel, por quem se apaixona perdidamente, seu primeiro amor de juventude.
Porém Teresa conhece Jereba e passa a amá-lo de verdadade. Ele é um pescador casado, mas sua esposa está muito doente. Ela fica confusa e divida entre ele e Daniel. Jereba sempre a ajudou em tudo, a salvou muitas vezes de surras do Capitão e sempre teve um carinho especial por ela, mas ela o respeita por ele ser casado. É um amor puro e sincero, mas eles ainda não tem coragem de se declarar um ao outro, por timidez que um tem para com o outro, tamanho o sentimento de respeito que os une.
Com o tempo, é apanhada em flagrante na cama com Daniel e o Capitão tenta matá-la de tanto ciúme, mas Teresa, desesperada e querendo se defender, o mata com uma facada e é presa. Para a sua decepção, Daniel não fica ao seu lado. Ele nega a cumplicidade no crime, e diz que foi seduzido pela menina e que caiu numa armadilha, que ela armou para ele ser preso, mas Daniel a ajudou a sumir com o corpo do Capitão, que depois é achado e enterrado, mas a polícia nada prova contra Daniel, que sai livre de toda a culpa.
Teresa vai para a cadeia e pasa a sofrer muito, de todas as formas e ainda mais por amar Daniel, que só a usou, mas ela percebe que Jereba sim é seu único amor, e que Daniel nada mais foi que uma paixão de adolescente, e se arrepende de tudo que viveu com ele.
Após um tempo de muita dor, consegue a liberdade graças a intervenção do advogado Lulu dos Santos. Vai viver sozinha mas não tem recursos financeiros e nem uma profissão e se desespera. Ela tenta encontrar Jereba, mas ele se mudou. Asim que sai da cadeia passa a ser cortejada pelo coronel Emiliano, homem mais velho, muito rico e generoso. É nessa fase que ela conhece a tranqüilidade e a segurança. Ela passa a ser amante dele em troca de uma vida luxuosa. Mas a alegria dela dura pouco.
O coronel morre e ela fica sem nada, totalmente na miséria. Tenta de todas as formas arranjar emprego, mas ninguém confia numa ex-presidiária. Com muito desgosto, vai para a casa de Veneranda, a cafetina da cidade de Cajazeiras. Ela vira prostituta e passa a sofrer muito na mão de homens violentos que a abusam de todas as formas. Todo esse infortúnio acontece enquanto Teresa aguarda a hora de realizar seu grande sonho: Reencontrar o pescador Jereba, o homem da sua vida, mesmo sem nunca nem tê-lo beijado, ela sente isso, pois sempre confiou nele e sente amor acima de tudo, e nunca o esqueceu em nenhum momento de sua vida, mesmo com todos os homens que teve, era nele quem ela pensava.
Teresa quer uma vida nova: Larga a prostituição, deixa Cajazeiras e parte para Salvador, onde se torna cantora de cabaré. Ela só canta e diverte os clientes, não se prostitue mais. Nessa época ela conhece Almério, homem que frequenta o prostíbulo, que é um senhor bom e muito rico que se encanta com sua beleza. Ele se apaixona por ela de verdade e a tira dessa vida. Ela é muito grata a ele por lhe dar casa sem pedir nada em troca, como todo homem pedia a ela, mas ela o agrada e eles sempre dormem juntos.
Eles viram mais amigos que amantes e Almério não aguenta mais segurar sua paixão, ele a quer para esposa e não só para a cama e a pede em casamento e ela, surpresa demais com isso, mesmo não o amando, mas por gratidão a ele, aceita.
Perto da data de se casar, Teresa reencontra Jereba e não acredita no que vê. Fica radiante de felicidade, assim como Jereba, que confessa a ela que sempre foi apaixonado mas nunca teve coragem de se declarar por ela ser muito menina e por ele estar casado e a esposa morrendo, e diz que agora é viúvo e que sofreu muito por perder a esposa e perder o contato com Teresa. Assim essa surpresa do destino acaba fazendo com que a corajosa Teresa desista de sua chance de ter um marido e um lar para viver ao lado do seu verdadeiro amor.
Eles fogem e se casam, constroem família e passam a viver uma linda história de amor, em que os dois superaram todos os obstáculos da vida e no fim depois de tanto sofrimento se reencontram e se tornam extremamente felizes e realizados.

[editar] Elenco

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A Globo trazia Jorge Amado de volta, com suas heroínas e locações baianas. Era também a volta de Vicente Sesso à televisão.
  • Teresa Batista revelou o talento da jovem atriz Patrícia França, na época com 20 anos, que passou a protagonizar várias novelas da Globo em seguida. Sua estréia seria como a Maria Santa, na primeira fase da novela Renascer, no ano seguinte, em 1993.
  • Esta minissérie nunca foi reprisada pela Rede Globo, nem lançada em DVD.
  • Enquanto estava no ar com a novela Pedra sobre Pedra, como o cigano Iago, Humberto Martins também aparecia na minissérie como o pescador Januário Jereba. O fato se explica pela minissérie, ter sido gravada no final do ano de 1991, antes da novela ir ao ar.
  • Teve 28 capitulos e foi gravada apenas com duas câmeras.
  • Está sendo exibida na TV Globo Portugal.
  • A minissérie foi exibida em Portugal na SIC, aquando do início das suas emissões, em Outubro de 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário