Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cobras & Lagartos 2006

Cobras & Lagartos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Cobras & Lagartos
Logotipo da novela.
Informação geral
FormatoTelenovela
Duração65 min. aproximadamente
Criador(es)João Emanuel Carneiro
País de origemBrasil
Idioma originalPortuguês
Produção
Dire(c)tor(es)Wolf Maya e Cininha de Paula
ElencoCarolina Dieckmann
Taís Araújo
Mariana Ximenes
Henri Castelli
Lázaro Ramos
Daniel de Oliveira
Francisco Cuoco
Totia Meirelles
Marília Pêra
Cléo Pires
Carmo Dalla Vecchia
Ângela Vieira
Tânia Khallil
Tema de abertura"Alô, Alô Marciano", Elis Regina
Transmissão original24 de abril de 2006- 18 de novembro de 2006
Nº de episódios179
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão · Projeto Entretenimento
Cobras & Lagartos é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida originalmente entre 24 de abril e 18 de novembro de 2006, com 179 capítulos.
Foi escrita por João Emanuel Carneiro, com a colaboração de Antônia Pellegrino, Denise Bandeira, Vincent Villari e Márcia Prates, dirigida por Cláudio Boeckel e Marco Rodrigo e Ary Coslov, sob a direção geral de Wolf Maya e Cininha de Paula e núcleo de Wolf Maya.
Contou com Mariana Ximenes, Daniel de Oliveira, Cléo Pires, Carmo Dalla Vecchia, Tânia Khallil, Nanda Costa, Herson Capri, Ângela Vieira, Totia Meirelles, Francisco Cuoco, Marília Pêra, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Henri Castelli e Carolina Dieckmann, nos papéis principais da trama.
A trama recebeu a indicação no Emmy Internacional 2007 de melhor ator pela atuação de Lázaro Ramos.[1]

Índice

[esconder]

[editar] Trama

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Omar Pasquim é um rico milionário dono da grande rede de lojas de luxo, Luxus, que vende de roupas a jóias. O empresário sofre de uma doença que compromete sua vida e só tem poucos meses de sobrevivência. Ele sabe disso e teme que sua herança vá parar nas mãos de quem não a merece. Omar é de origem pobre e trabalhou duro a vida inteira para construir seu império.
Como não se casou e nem teve filhos, Omar tem como herdeiros naturais sua irmã, a hilária e trapaceira Milu Montini, e seus sobrinhos: a inescrupulosa e perversa Leona, o desajuízado Tomás e a graciosa Bel. Desses todos, apenas Bel merece a consideração do milionário, porque os outros não passam de parasitas interesseiros. O curioso é que sua sobrinha preferida vive às turras com ele, porque o considera egoísta, grosseiro e avarento. E ela não se cansa de dizer a ele que não quer nem um centavo de sua herança. Enquanto isso, Milu que vive um caso escondido com o salafrario Otaviano, resolve colocar em prática junto à Otaviano e ao filho Tomás um plano de derrotar Omar e roubar toda a fortuna do milionário.
Enquanto isso, os demais parentes de Omar e até mesmo pessoas próximas a ele e que não pertence a sua família tramam os mais sórdidos planos para pôr as mãos em sua fortuna. Para conhecer as reais intenções de cada uma dessas pessoas, Omar se disfarça de um simpático faxineiro, denominado-se como Pereira e observa o ninho de cobras e lagartos em que vive, sem que saibam que o milionário está por perto.
A vilã Leona, prima de Bel, além de cobiçar a fortuna de Omar, é também amante do namorado dela, o perigoso Estevão. Bel, porém descobre a traição do namorado e desolada, acaba sendo atropelada pelo office-boy Duda, por quem mais tarde virá a se apaixonar. Duda é um rapaz responsável e honesto que perdeu os pais em um acidente e vive com a tia Silvana, o tio empresário Orã e o primo Geléia. Duda porém sempre foi cobiçado por Leona, e sempre rejeitou a loura, que perversa resolve separar Duda e Bel com a ajuda de Nicole Ortega, uma oportunista que em meio ao dinheiro resolve ajudar Leona, separando Duda e Bel.
Nikki, como é conhecida, acaba tendo um caso com Estevão e em um momento, descobre os golpes do vilão, que chegou a matar pessoas com o intuito de enriquecer. Estevão é filho de Otaviano, o amante de Milú e que traia a segunda esposa Celina, com quem teve duas filhas: a rebelde Letícia e a compreensiva Júlia, que trabalha na Luxus.
Letícia é uma jovem estudiosa, porém rebelde que vive às turras com Estevão, que chega ao ponto de internar a irmã em uma clínica. Letícia, porém acaba encontrando o amor com o misterioso Luciano, um homem esperto e ágil que tenta recomeçar a vida depois que anos atrás foi dado como morto em um acidente de carro, que fora planejado por pessoas perigosas que tinham interesse na grana de Luciano, que por sua vez era rico e milionário.
Na parte popular da novela, que retrata o bairro Saara (zona de comércio popular no Rio de Janeiro), além de Duda, também está a família da beata Eva Padilha. Esta vive se martirizando por acreditar que seu maior pecado foi se apaixonar e se casar com um ladrão, Serafim, que apesar da "profissão" é um pai muito amoroso para Jonas, Kika, Madá e Lurdinha. Só que Eva Padilha carrega em si segredos sordidos dos quais teme em revelar, é que involuntariamente, ela possui duas personalidades distintas: a da religiosa Eva Padilha e também da animada Esmeralda, personalidade oposta a de Eva, onde o prazer e a alegria impera em suas escolhas e atituldes, causando muita confusão na vida das demais pessoas ao seu redor.
E é também no Saara que vive Foguinho, um malandro que leva a vida à base de mentiras. Ele vive cercado de gente que está louca para vê-lo pelas costas, como seu pai Ramires, a madrasta Shirley e seus irmãos, Sandrinha e Téo. Desde a adolescência, Foguinho é apaixonado por Ellen, vendedora da Luxus que pensa apenas em subir na vida. Por um golpe do destino, a fortuna de Omar, não vai parar só nas mãos de Bel, mas também na de Foguinho, confundido com outro Duda, pelos dois terem o mesmo nome: Daniel Miranda.
E a partir daí, a vida de Foguinho dará uma reviravolta na de todos os outros personagens. Omar morre, e ele ficará rico no lugar de Duda, sabendo que o dinheiro não era para ser dele, e com isso atrairá muitos interesseiros, como Ellen, que o desprezava quando pobre, e que agora o namorará depois dele ficar rico. A família dele também passará a tratá-lo bem após o dinheiro. Foguinho, por sua vez, ficará nas mãos de Leona e Estevão, que sabem que a fortuna não era para ser dele e sim de Duda, o amor de Leona. Ellen é a alida dos dois e os três, farão muito mal a Foguinho, Bel e Duda. Milú, Otaviano e Tomás também faram mal a muitas pessoas e desfrutarão de todo o poder de Leona.
Bel desmascara Leona e Estevão, mas já está casada com ele. Ela resolve se separar, mais ele terá direito a tudo o que é dela, inclusive a Luxus, que ela divide com Foguinho. Bel vai morar com Duda, e enfrenta uma realidade diferente: passa a morar numa casa apertada, no Centro da Cidade, sem luxo e conforto, e passa a trabalhar na lojinha de perfumes de Silvana, tia de Duda, já que é perfumista profissional e os produz. Leona arma um acidente de carro com Nikki, que acaba morrendo quando o carro derrapa uma ribanceira. Sem a ajuda de Nikki, Leona arma contra Bel e seduz Duda, o leva para a cama e engravida do mocinho, para desprezo de Bel, que por sua vez é estéril e portanto não pode ter filhos. Bel, porém resolve ajudar Duda e Leona, desprezada, resolve logo botar as mãos na fortuna do tio: com a ajuda de Estevão, arma um golpe milionário na Luxus e rouba todo o dinheiro da mesma, ficando rica e fugindo para os EUA.
Um ano se passa. Leona volta rica e poderosa dos EUA. Seu filho nasceu aqui escondido de todos e com 3 semanas de vida foi para lá, com Estevão e ela. Leona volta disposta a reativar a Luxus, que esteve fechada por um ano, já que ela deu um golpe milionário em todo o sistema. Ela e Estevão passam a perseguir e torturar todos que passam pelo seu caminho. Leona ainda é louca por Duda, e não descansará enquanto não vê-lo aos seus pés, e para isso usará seu filho para se reaproximar dele. Leona decide separar Duda de Bel, usando o filho como escudo.
Foguinho continua pobre, mas se torna uma pessoa melhor. Ellen se arrepende de tudo, após quase morrer nas mãos de Leona, que tenta matá-la asfixiada, e passa a namorá-lo com o coração e eles vão morar juntos e trabalham de faxineiros para ganhar a vida.
Estevão é acusado pelos seus crimes, e ele recebe ordem de prisão. Ele foge e se esconde na Luxus até o dia seguinte, para sair do país, mas acaba sendo assassinado de forma brutal e cruel: A golpes de tesoura. Leona aproveita a situação, encontra a arma do crime antes da polícia e coloca as digitais de Bel na tesoura, enquanto ela dorme. Leona incrimina Bel, e Bel vai presa. Porém Luciano, que descobriu ser filho de Omar, se tornou presidente da Luxus por direito de herança e resolve fazer um acordo com Leona: Ela solta Bel da prisão, e ele lhe oferece o cargo da Presidência da Luxus para ela.
Leona passa a comandar tudo e todos, mas enlouquece com manias de limpeza, obrigando inclusive todas as funcionárias a pintarem o cabelo de loiro como ela. Num dia, ela chama Duda para visitar ela e o filho, ele vai, e de repente, ela tranca os portões e janelas, se tranca com Duda na Luxus, e taca fogo na sala onde estão, ele fica desesperado, mas Foguinho, arrependido e querendo provar que sempre gostou do amigo, entra por um atalho na sala, e avisa a Duda que há uma saída. Mas Leona, puxa Duda para si, dizendo que eles vão morrer juntos, Duda pega o filho e vai em direção ao Foguinho puxando Leona a ir junto com eles e se salvar, mas ela está disposta a se matar com ele lá dentro. Mas um pilar desaba sobre Leona, que morre esmagada e carbonizada.
Foguinho e Duda estão saindo da Luxus, quando uma pilastra desaba em Foguinho, e Duda teve que seguir em frente para salvar seu filho, mas volta para ajudar o amigo. O tempo passa e Foguinho está entre a vida e a morte no hospital, enquanto Duda, Bel e Elles doam sangue. Ele se recupera e resolve se casar com Ellen.
Alguns anos se passam. Duda e Bel já casados adotam duas crianças, um casal de irmãos órfãos. Eles passam a terem uma família completa: Sete filhos e um casal unido e apaixonado. Eles passam a criar o filho de Duda também. Bel conseguiu ter quatro filhos através de tratamentos e está muito feliz. Milú, para seu desespero, vira camelô, e passa as horas vagas aplicando golpes em milionários. Tomás vira garoto de programa para sobreviver e ajudar a mãe, enquanto Otaviano foge com seu dinheiro junto à Sandrinha, a irmã fogosa de Foguinho. Foguinho e Ellen tem quatro filhos e ficam felizes. Os dois recomeçam a vida abrindo uma loja de sorvete.

[editar] Exibição Internacional

[editar] Elenco

Mariana Ximenes interpretou Bel.
Daniel de Oliveira Interpretou Daniel.
Henri Castelli interpretou Estevão.
Carolina Dieckmann interpretou Leona.
Lázaro Ramos interpretou Foguinho.
Taís Araújo interpretou Ellen.
AtorPersonagem
Mariana XimenesMaria Isabel Gonçalves Pasquim (Bel)
Daniel de OliveiraDaniel Salgado Munhoz (Duda)
Carolina DieckmannLeona Pasquim Montini
Henri CastelliEstevão Alencar
Taís AraújoEllen dos Santos Miranda
Lázaro RamosDaniel Miranda Café (Foguinho)
Cléo PiresLetícia Pachecco
Carmo Dalla VecchiaLuciano Botelho / Martim
Eliane GiardiniEva Padilha / Esmeralda
Marília PêraMilú Montini (Maria Lúcia Pasquim Montini)
Francisco CuocoOmar Pasquim / Vicentino Pereira
Cássia KissHenriqueta / Teresa Pachecco
Herson CapriOtaviano Pachecco
Totia MeirellesSilvana Salgado Munhoz
Otávio AugustoSerafim Padilha
Ângela VieiraCelina Gonçalves Pachecco
Tânia KalilNicole Ortega / Karla Braga / Lílian Leme
Leonardo MiggiorinTomás Pasquim Montini
Kika KalacheFrancisca Padilha (Kika)
Luíza MarianiJúlia Pachecco
ElizângelaShirley Miranda Café
Ailton GraçaRamires Miranda Café
Iran MalfitanoTeotônio Miranda (Téo) / Olavo Menezes de Aragão (Olavinho)
Maria MayaSandra Miranda Café (Sandrinha)
Mara ManzanMarilene
Milton GonçalvesJair dos Santos
Odilon WagnerAlberto Botelho
Maria Helena DiasBernardete
Luís MelloOrã Munhoz / Conchita
Fafy SiqueiraWalquíria
Kayky BritoNicolas Salgado Munhoz
Nanda CostaMaria Madalena Padilha (Madá)
Rafael CianiGeraldo Salgado Munhoz (Geléia)
Walter BredaTufi (Tufo)
Stephan NercessianBandeira
Renato RabelloDJ Macarrão
Ana Paula BouzasLindalva
Ricardo PavãoDelegado Sampaio
Bruna MarquezineLourdes Padilha (Lurdinha)
Matheus CostaFernando Alvim (Sushi)
Renata GhelliMagali
Guilherme WinterFlu Melutti
Cássio ReisMurilo Ortega
Carolina MagalhãesDiana
Gustavo FalcãoJonas Padilha
Tina KaraKarina
Brenno MacedoGus Melutti
Victor PerallesIgor

[editar] Elenco de apoio

[editar] Trilha sonora

[editar] Nacional

Nacional
Trilha sonora
Gravação2006
Gênero(s)Rock, soul, pop
Idioma(s)Português
Formato(s)CD
Download Digital
Gravadora(s)Rede Globo
Cronologia de
Último
Último
Internacional
(2006)
Próximo
Próximo
Capa: Mariana Ximenes
  1. "Pra Ser Sincero" - Marisa Monte
  2. "O Sol" - Jota Quest
  3. "Tiro Onda" - Jair Oliveira
  4. "Quando a Chuva Passar" - Ivete Sangalo
  5. "Outra Vez" - Ivo Pessoa
  6. "Totalmente Demais" - Perlla
  7. "Muito Perigoso" - Preta Gil
  8. "Erva Venenosa" - Rita Lee
  9. "Fullgás" - Marina Lima
  10. "Vento no Litoral" - Legião Urbana
  11. "Alô! Alô! Marciano" - Elis Regina
  12. "The Frog" - Sérgio Mendes, Q-Tip & Will.i.am
  13. "Porto dos Sonhos" - Ricardo Ottoboni & Iuri Cunha

[editar] Internacional

Internacional
Trilha sonora
Lançamento2006
Gênero(s)Rock, soul, pop
Idioma(s)Inglês
Formato(s)CD
Download Digital
Gravadora(s)Rede Globo
Cronologia de
Último
Último
Nacional
(2006)
Trilha Saara
(2006)
Próximo
Próximo
Capa: Daniel de Oliveira
  1. "Ooh La La" - Goldfrapp
  2. "Incredible" - The Shapeshifters
  3. "Stickwitu" - The Pussycat Dolls
  4. "Story of My Life" - Frankie J
  5. "From the Bottom of My Heart" - Stevie Wonder
  6. "Jerk it Out" - Caesars
  7. "Advertising Space" - Robbie Williams
  8. "Bom Bom Bom" - Living Things
  9. "The World is Mine" - David Guetta
  10. "Time 2 Love" - Ramada & Gottsha
  11. "No Worries" - Simon Webbe
  12. "Why Don't You Kiss Her?" - Jesse McCartney
  13. "Young at Heart" - Barry Manilow
  14. "Stormy Weather (Keeps Rainin' All the Time)" - Etta James
  15. "So Deep" - House Brothers
  16. "How Insensetive" - Laura Fygi

[editar] Trilha Saara

Trilha Saara
Trilha sonora
Lançamento2006
Gênero(s)Rock, soul, pop
Idioma(s)Português
Formato(s)CD
Download Digital
Gravadora(s)Rede Globo
Cronologia de
Último
Último
Internacional
(2006)
Próximo
Próximo
  1. "O Show" - MC Leozinho
  2. "Meu Gol de Placa" - Latino
  3. "Rap do Real" - Pedro Luís e a Parede
  4. "Vira de Ladinho" - Malha Funk
  5. "Malandragem, Se Segure" - Wilson Sideral, Rogério Flausino e Motirô
  6. "Pega Geral" - Dudu Nobre
  7. "Cuidado com o Negão" - Alexandre Pires
  8. "Piriripiti" - Babado Novo
  9. "Pega Leve" - Cariciar
  10. "Eu Já Fui de Você" - Gino & Geno
  11. "Os Corações Não São Iguais" - Hugo e Tiago
  12. "Adio Mânei" - Gleison Túlio
  13. "Levanta a Mão" - Leilah Moreno
  14. "Areia Pro Meu Caminhão" - The Originals

[editar] Audiência

O capítulo de estréia de Cobras & Lagartos teve média de 35 pontos de audiência, com pico de 38.[2] O capítulo final alcançou índices de 39 pontos de audiência, enquanto eram mostradas as cenas do incêndio que matou Leona. Os índices foram subindo e logo alcançaram um primeiro grande pico de 42 pontos, às 19h21, e logo em seguida 44 pontos, às 19h24 e 47, às 19h37. A média geral do capítulo final foi de 44 pontos, com picos de 49. Teve média geral de 39 pontos.[3] ocupando assim a vice-liderança entre as novelas mais assistidas do horário das 19h na década de 2000, sendo superada apenas por Da Cor do Pecado, ambas do mesmo autor.[4]

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A obra teve título provisório de Coração de Ouro.[5]
  • A atuação de Lázaro Ramos, como Foguinho, lhe rendeu a indicação no Emmy 2007 de Melhor Ator. Porém ele perdeu a estatueta para Jim Broadbent, de The Street.[6]

[editar] Prêmios

[editar] Melhores do Ano (Domingão do Faustão)

  • Melhor Atriz: Taís Araújo
  • Melhor Ator: Lázaro Ramos
  • Melhor Atriz Coadjuvante: Cléo Pires
  • Melhor Ator ou Atriz Mirim: Rafael Ciani

[editar] Troféu TH

  • Melhor novela
  • Melhor ator: Lázaro Ramos
  • Melhor diretor: Wolf Maya

[editar] Homem do Ano - Revista Vip

  • Lázaro Ramos

[editar] Melhores do Ano - Isto é Gente

  • Melhor Ator: Lázaro Ramos
  • Melhor Atriz: Taís Araújo

[editar] TV & Lazer - jornal "O Estadão" (SP)

  • Melhor Ator: Lázaro Ramos

[editar] Melhores do Ano - Revista "Minha Novela"

  • Melhor Ator: Lázaro Ramos
  • Melhor Atriz: Taís Araújo

[editar] Meus Prêmios Nick

  • Atriz favorita: Mariana Ximenes
  • Gata do Ano: Cléo Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário