Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Da Cor do Pecado 2004

Da Cor do Pecado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda nos WikiProjetos Brasil e Televisão.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde fevereiro de 2008.
Da Cor do Pecado
Informação geral
FormatoTelenovela
Duração45 min. aproximadamente
Criador(es)João Emanuel Carneiro
País de origemBrasil
Idioma originalPortuguês
Produção
Dire(c)tor(es)Denise Saraceni
ElencoTaís Araújo
Reynaldo Gianecchini
Giovanna Antonelli
Guilherme Weber
Lima Duarte
Aracy Balabanian
Rosi Campos
Alinne Moraes
Maitê Proença
Ney Latorraca
Graziela Moretto
Matheus Nachtergaele
Tuca Andrada
Leonardo Brício
Caio Blat
Cauã Reymond
Pedro Neschling
Karina Bacchi
Liliana Castro
Rocco Pitanga
Sidney Magal
Vanessa Gerbelli
Francisco Cuoco
Thiago Martins
e grande elenco
Tema de abertura"Da Cor do Pecado", Luciana Mello
Transmissão original26 de janeiro de 2004- 28 de agosto de 2004
Nº de episódios185
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão · Projeto Entretenimento
Da Cor do Pecado é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no seu tradicional horário das 19 horas entre 26 de janeiro e 28 de agosto de 2004 com 185 capítulos. Foi escrita por João Emanuel Carneiro com a colaboração de Ângela Carneiro, Vincent Villari e Vinícius Vianna, e dirigida por Denise Saraceni.
Contou com Taís Araújo, Reynaldo Gianecchini, Giovanna Antonelli, Lima Duarte, Rosi Campos, Aracy Balabanian, Sérgio Malheiros, Felipe Latgé, Tuca Andrada, Alinne Moraes, Leonardo Brício, Rocco Pitanga, Maitê Proença, Ney Latorraca, Matheus Nachtergaele e Guilherme Weber nos papéis principais.
Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 7 de maio e 16 de novembro de 2007, em 139 capítulos. Durante a reprise da novela, o capítulo de número 78, que iria ao ar em 22 de agosto de 2007, uma quarta-feira, não foi ao ar devido à transmissão de um jogo de futebol. Com isso, a reprise, que teria 140 capítulos, fechou com 139. Atualmente a novela está sendo reprisada novamente no Vale a Pena Ver de Novo pela Globo desde o dia 24 de setembro de 2012.[1] Taís Araújo, foi a primeira protagonista negra em uma novela da Globo.

Índice

[esconder]

Sinopse

Primeira fase

Na década de 1970, o empresário Afonso Lambertini tem um romance com uma copeira da sua mansão, Edilásia, que engravida. Afonso é marido de Sílvia, mulher de saúde frágil a quem ama, e abre o jogo para a esposa. Esta aceita criar o filho do mardio. Porém Edilásia esconde de Afonso que está grávida de gêmeo, dois meninos. Germana, a governanta da casa e grande amiga de Afonso e Sílvia, ajuda Edilásia a fugir. Deixando um menino com Afonso e levando o outro. Pouco tempo depois, Sílvia morre, mergulhando Afonso em depressão e o destinando a viver sua vida dentro de sua enorme mansão, saindo apenas para administrar suas enormes empresas do Grupo Lambertini.
Trinta anos depois, Paco, filho de Afonso, é um botânico bastante dedicado à sua profissão e que não concorda nem um pouco com os atos do pai, que desmata e queima para realizar seus empreendimentos. Paco nem suspeita que possui um irmão gêmeo e nem sabe que sua mãe biológica, Edilásia, existe, pois pensa ser filho de Sílvia. Numa viagem para o Maranhão, Paco conhece Preta, linda moça negra de São Luís do Maranhão que vende ervas na barraca junto com sua mãe, Lita. Paco a conhece numa roda de dança de Tambor de crioula, em que Preta dança provocantemente, olhando para ele, com seu vestido rodado e colorido, cheio de decotes e babados. É amor à primeira vista e eles trocam juras de paixão eterna, porém Preta está desconfiada de que um homem branco e rico a ame de verdade, pois ela é negra e pobre e sabe que um branco rico a usaria fácil. Porém Paco é noivo de Bárbara, mulher ardilosa de caráter completamente desviado e que fará de tudo para que o romance dos dois acabe e ela fique com a herança de Afonso, saindo assim da decadência financeira em que vive. Bárbara é falsa, manipuladora, cruel, desonesta e muito preconceituosa, pois odeia negros e costuma se referir à Preta de 'neguinha', a acusando sempre de safada, vagabunda e interesseira, quando na verdade é ela que é isso tudo. Preta dará muitas surras em Bárbara.
Enquanto isso, Apolo vive com sua mãe Edilásia e seus quatro meio-irmãos: Ulisses, Thor, Abelardo e Dionísio na beira da praia, com uma vida simples, porém bastante afetuosa. Edilásia, chamada pelos filhos de Mamushka, é uma mulher divertida, porém rígida e triste por ter deixado o outro filho, Paco, nas mãos de um homem poderoso como Afonso. Seu falecido marido, Napoleão Sardinha, fora um grande lutador de luta livre e é venerado por toda a família, que também pratica o esporte. Apolo não sabe a verdade e pensa ser filho de Napoleão, segundo marido de Edilásia que aceitou criar e registrar Apolo ainda recém-nascido.
A história também tem outros núcleos, como o de Pai Helinho, um falso pai-de-santo maranhense, amigo de Preta, que enrola as pessoas fingindo ter visões e incorporações, sempre com a ajuda de seu fiel parceiro, Cezinha. Tem as divertidas confusões de Edu e Verinha os pais trambiqueiros de Bárbara, que são divorciados e que adoram fazer pose de bacana, mas que vivem na maior dureza, sendos sustentados por Bárbara. Os dois apoiam completamente o golpe da filha sobre Paco, só para poderem sair da decadência em que vivem. Na trama ainda tem Moa, uma surfista apaixonada pelo esporte e que acaba se envolvendo com Apolo, Ulisses, Thor, Abelardo e Dionísio, confundindo a vida dos cinco. E ainda há a história de Kaíke, o amante de Bárbara cego de amor e que fará tudo o que a moça pedir, incluindo armadilhas para separar Paco e Preta.
É em uma dessas armadilhas em que Paco se desilude com Preta: Kaíke e Bárbara fazem parecer que Preta comprou quase cinquenta mil reais em eletrodomésticos e móveis para a sua casa, usando os cartões de crétido do namorado, e ainda o traiu com seu ex, o marginal Dodô, comparsa de Bárbara em algumas de suas armações. Ao mesmo tempo, Paco descobre que Bárbara está grávida dele - quando na verdade o filho é de Kaíke - e tem uma briga feia com seu pai. Logo, Paco descobre que Bárbara é amante de Kaíke, e fica uma fera com ela. A víbora convence Afonso á internar Paco numa clínica para loucos. Tudo isso culmina numa viagem de helicóptero de Paco com Bárbara. Ao mesmo tempo, Apolo e Ulisses estão viajando pelo Brasil com um veleiro. Numa noite, os irmãos hospedam alguns homens com aparência estranha. Ulisses descobre que eles estão transportando quase cem milhões de dólares em ouro, roubados do Grupo Lambertini. Ao saberem que Ulisses descobriu a mentira, os homens tentam matá-lo, porém Apolo impede e é "morto", caindo no mar juntamente com todo o ouro. Os homens então, fogem. Na manhã seguinte, Paco, louco de rancor da vida, joga o helicóptero onde estava com Bárbara ao mar. A safada escapa, porém ele fica preso após ela bater um ferro na sua cabeça. Quem o salva da morte é Ulisses, que coincidentemente estava no mesmo lugar. Ulisses, ainda louco de culpa pela morte do irmão, julga que Paco é Apolo, pois os dois são perfeitamente idênticos. Paco então prova a Ulisses que não é Apolo, e os dois ficam intrigados. Ulisses, porém, não tem coragem de contar à mãe que seu filho "favorito" morreu e sugere a Paco que fique no seu lugar. Vendo uma chance única de abandonar a vida cercada de falsidades e brutalidades de todos os que convivem à sua volta, podendo começar uma nova vida do zero, Paco aceita. Ao mesmo tempo, no Maranhão, Preta tem duas notícias: a primeira é que Paco, o amor da sua vida, morreu. A segunda é que ela está grávida de Paco.

Segunda fase

Oito anos se passam. Paco ainda está no Maranhão com Ulisses, se preparando para a volta para casa. Preta é mãe de Raí, menino peralta porém de bom coração, e quer provar que o menino é filho de Paco. Para isso, vai a cidade do Rio de Janeiro, após a morte de Lita, sua mãe. Lá está Bárbara e seu filho problemático Otávio, maltratado pela mãe. Bárbara se casa com Tony, um empregado de Afonso inescrupuloso e calculista. Os dois armarão de tudo para que Preta não prove que Raí é filho de Paco. Agora, Paco - (fingindo ser Apolo) - e Ulisses estão de volta, e as vidas de todos - Paco, Preta, Bárbara, Tony, Raí, Otávio, Afonso, Germana, Edilásia e Kaíke - irão mudar com a volta e a descoberta para alguns deste irmão gêmeo: Apolo, que não estava morto, apenas desmemoriado.

Elenco

Giovanna Antonelli interpretou Bárbara.
Taís Araújo interpretou Preta.
Lima Duarte interpretou Afonso.
Karina Bacchi interpretou Tina.
Cauã Reymond interpretou Thor Sardinha.
AtorPersonagem
Taís AraújoPreta de Souza Lambertini
Reynaldo GianecchiniPaco Lambertini / Apolo Sardinha
Giovanna AntonelliBárbara Campos Sodré
Lima DuarteAfonso Lambertini
Aracy BalabanianGermana Cardiolli Lambertini
Rosi CamposEdilásia Sardinha (Mamusk / Mamãe Sardinha)
Sérgio MalheirosRaí de Souza Lambertini
Guilherme WeberTony Peixoto De Almeida
Tuca AndradaCarlos Henrique "Kaíke" Cabral
Alinne MoraesMoa Nascimento Mattar
Matheus NachtergaelePai Helinho (Roberval/Febrônio/Marinha)
Maitê ProençaVera Campos Sodré (Verinha)
Ney LatorracaEduardo Sodré (Edu)
Leonardo BrícioUlisses Sardinha
Vanessa GerbelliZuleide (Maria Constância/Tancinha)
Caio BlatAbelardo Sardinha
Cauã ReymondThor Sardinha
Karina BacchiAlbertina Tavares Sardinha (Tina)
Pedro NeschlingDionísio Sardinha (Dio)
Samara FelippoGreta Brazarov
Felipe LatgéOtávio Campos Sodré Cabral
Rocco PitangaFelipe Garcia Freitas
Sidney MagalComandante Frazão
Francisco CuocoPai Gaudêncio
Liliana CastroOlívia Garcia
Mônica TorresNívea Nogueira do Amaral
Thiago MartinsGustavo Saldanha (Sal)
Giordanna ForteValquíria Nogueira do Amaral (Kika)
Jonathan HaagensenDodô
Solange CoutoLita Nazaré de Souza
Arlindo LopesCésar Augusto Alves (Cesinha)
Graziela MorettoValfreda (Beki)
Jorge CoutinhoÍtalo Freitas
Maria RosaLaura Garcia Freitas
Marilu BuenoStela Soares Dutra
Victor PelaresBrasilino Nogueira do Amaral (Brad)

Trilha sonora

Nacional

Capa: Taís Araújo
  1. "Vou Deixar" - Skank (tema geral)
  2. "Jura Secreta" - Zélia Duncan (tema de Paco e Preta)
  3. "Samba do Approach" - Zeca Baleiro e Zeca Pagodinho (tema de Eduardo e Verinha)
  4. "É Você" - Tribalistas (tema de Moa)
  5. "Pras Bandas de Lá" - Mystical Roots
  6. "Você Me Vira a Cabeça (Me Tira do Sério)" - Alcione (tema de Felipe e Preta)
  7. "Palavras ao Vento" - Cássia Eller (tema de Paco e Preta)
  8. "Temporal" - Pitty (tema de Sal e Kika)
  9. "Dezembros" - Fagner (tema de Paco)
  10. "Márcia Rodinha" - Ramatis (tema de Tina)
  11. "Atordoado" - CPM 22
  12. "Maior Que o Verão" - Adelmo Casé (tema de Ulisses e Verinha)
  13. "Tem Quem Queira" - Antônio Vieira (tema de Pai Helinho)
  14. "Da Cor do Pecado" - Luciana Mello (tema de abertura)
  15. "Só Você" - Fábio Almeida
  16. "Da Cor do Reggae" - Alpha Beth

Internacional

Capa: Alinne Moraes
  1. "When I See You" - Macy Gray (tema de Preta)
  2. "Times Like These" - Jack Johnson (tema de Paco e Preta)
  3. "Don't Leave Home" - Dido (tema de Kika e Sal)
  4. "I Believe in a Thing Called Love" - The Darkness (tema de Abelardo)
  5. "Epoca" - Gotan Project (tema de Bárbara)
  6. "Crash Push" - Robi Draco Rosa
  7. "What a Difference a Day Made" - Jamie Cullum (tema de Afonso e Germana)
  8. "Super Duper Love" - Joss Stone (tema de Tina)
  9. "Françafrique" - Tiken Jah Fakoly (tema de Raí)
  10. "Crazy Little Thing Called Love" - Michael Bublé (tema de Edilásia e Frazão)
  11. "Unbelievable" - Stereo Bros. (tema de Thor e Dhio)
  12. "Désert D'amour" - De Phazz (tema de Verinha e Eduardo)
  13. "Try" - Nelly Furtado (tema de Moa)
  14. "The Last Goodbye" - Lara Fabian
  15. "Paradise Island" - Ibiza

Audiência

Teve média geral de 43 pontos e conseguiu o 1º lugar nas audiências das novelas das 19 horas da década de 2000.[2]
Seu último capítulo teve média de 50 pontos , 55 de pico e 69% de participação.[2] Sua reprise marcou uma média de 19 pontos.[3]

Reprise

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 7 de maio e 16 de novembro de 2007, em 139 capítulos. [4]
Sua reprise marcou uma média de 19 pontos.[5]
Está sendo reprisada novamente no Vale a Pena Ver de Novo desde 24 de setembro de 2012 no lugar de Chocolate com Pimenta, mas desta vez não está repetindo o sucesso de sua primeira reprise. [6]

Exibição internacional

A obra bateu o recorde de novela brasileira mais vendida para o exterior: 100 países, depois de Terra Nostra, com 95[7] e em seguida O Clone em 90 paises. É a novela brasileira mais vendida para o exterior até hoje, exibida em 100 países. Sendo que até então o recorde era de Terra Nostra, que passou em 95 países.[8]

Prêmios

APCA (Ano 2004)
Troféu Raça Negra (Ano 2004)
Troféu Imprensa (Ano 2004)
Prêmio Qualidade Brasil RJ (Ano 2004)
TV Press (Ano 2004)
Troféu Leão Lobo (Ano 2004)
Prêmio Contigo! (Ano 2004)
Ganho
Indicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário