Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sábado, 2 de fevereiro de 2013

PEDRA SOBRE PEDRA 1992

Pedra sobre Pedra é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 6 de janeiro a 31 de julho de 1992. Foi apresentada em 178 capítulos.[1]
Foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn e dirigida por Paulo Ubiratan e Gonzaga Blota. Esta telenovela foi realizada em co-produção com a Radiotelevisão Portuguesa e exibida em horário nobre na RTP1.
Contou com Renata Sorrah, Lima Duarte, Adriana Esteves, Maurício Mattar, Fábio Jr. e Armando Bógus nos papéis principais.

Índice

[esconder]

[editar] Enredo

A pequena cidade de Resplendor, localizada no sertão nordestino, era o palco das disputas políticas entre os Pontes e os Batista. Murilo Pontes ia se casar com a jovem Pilar Farias, por quem Jerônimo, o herdeiro dos Batista, também era apaixonado. No dia do casamento de Murilo e Pilar, a noiva diz não em pleno altar, por desconfiar de que o rapaz fosse o pai da criança que Eliane, sua melhor amiga, estava esperando. Desejando vingança, Pilar se casa com Jerônimo, inimigo de Murilo, enquanto este se casa com Hilda, uma jovem que sempre o amara. Dessa união nasce Leonardo, e Murilo vai seguir carreira política em Brasília, enquanto Pilar tem uma filha, Marina, e fica viúva. A filha de Eliane nasce, mas a mãe morre no parto e Pilar assume a educação da menina, dando-lhe o nome da mãe, Eliane.
Vinte e cinco anos se passam, Murilo está de volta a Resplendor e reencontra Pilar querendo fazer de sua filha, Marina, a prefeita da cidade, destino que ele reservara para seu filho, Leonardo. Mas os dois não contam que seus filhos, ao se conhecerem, se apaixonam e têm que esconder esse amor por causa da rivalidade entre seus pais, rivalidade essa que oculta um amor mal resolvido.
Mas os Pontes e os Batista terão na briga pelo comando de Resplendor um adversário perigoso:Cândido Alegria, um homem que enriqueceu roubando e matando o amigo português Benvindo Soares, e que nutre uma paixão por Pilar Batista. Para conseguir o que quer - a prefeitura de Resplendor e o coração de Pilar - Cândido Alegria conta com a ajuda da ambiciosa Eliane, a agregada da família Batista, que nem desconfia de que ele é o seu pai biológico.
Mas Resplendor tem outros mistérios. A cidade recebe a visita do enigmático fotógrafo Jorge Tadeu, que se ocupa em fotografar e seduzir as mulheres casadas da cidade. Entre elas, Úrsula, filha da beata Gioconda, a irmã de Murilo Pontes.[1]
Também está na cidade um grupo de ciganos liderados por Iago. A irmã de Iago, a bela Vida, se apaixona por Carlão Batista, mas tenta fugir a essa paixão, por saber que seu irmão não permitirá esse envolvimento. Carlão é o cunhado de Pilar e proprietário do Grêmio Recreativo Resplendorino, que é dirigido por seu amigo e confidente Adamastor.

[editar] Elenco

Lima Duarte como Murilo Pontes.
Renata Sorrah como Pilar.
Nívea Maria como Ximena Vilares.
Osmar Prado como Sérgio Cabeleira.
AtorPersonagem
Renata SorrahPilar Batista
Lima DuarteMurilo Pontes
Armando BógusCândido Alegria
Eva WilmaHilda Pontes
Maurício MattarLeonardo Pontes
Adriana EstevesMarina Batista
Fábio Jr.Jorge Tadeu
ElizângelaRosemary Pontes
Marco NaniniIvonaldo Pontes
Nelson XavierDelegado Queiroz
Arlete SallesFrancisquinha Queiroz
Paulo BettiCarlão Batista
Miriam PiresDona Quirina Batista
Osmar PradoSérgio Cabeleira
Nívea MariaXimena Vilares
Cecil ThiréPrefeito Kléber Vilares
Andréa BeltrãoÚrsula Pontes
Eloísa MafaldaGioconda Pontes
Pedro Paulo RangelAdamastor
Tânia AlvesLola
Ênio GonçalvesDiamantino
Lília CabralAlva
Luíza ToméVida
Humberto MartinsYago
Carla MarinsEliane
Raymundo de SouzaEmanuel (Sete Estrelas)
Paula BurlamaquiNair
João Carlos BarrosoArquibaldo
Tereza SeiblitzJerusa
Eduardo MoscovisTibor
Isadora RibeiroSuzana Frota
Ilva NiñoNaninha
Antônio PompêoPadre Otoniel
Andréa AvanciniLuana
Selton MelloBruno
Lu MendonçaNice
Roberto FrotaHeraldo
Maria MarianaOlímpia
Jackson CostaUlisses
Patricia FurtadoDaniela Pontes
Thiago JustinoFlô
Daniela FariaLiz
Ricardo PavãoBilico

[editar] Primeira Fase

AtorPersonagem
Nelson BaskervilleMurilo Pontes
Cláudia ScherPilar Batista
Felipe CamargoJerônimo Batista (marido de Pilar)
Andréa MurucciHilda Pontes
Geraldo Del ReySebastião (pai de Pilar)
Luciana BragaEliane (mãe)
Buza FerrazBenvindo Soares
Jackson SouzaPadre Diogo
Francisco CarvalhoSuper Téo
Elias GleizerJuca Badaró
Carmem SantosVirgínia
Lucilio GomesLuciano (Empresario de diamantes)
Marcio EhrlichVan Damme (negociante belga de diamantes)

[editar] Direção

Direção
Paulo Ubiratan
Gonzaga Blota
Luiz Fernando Carvalho
Direção geral
Paulo Ubiratan

[editar] Trilha sonora

[editar] Trilha sonora 1

Capa: Adriana Esteves
  1. Entre a Serpente e a Estrela (Amarillo By Morning) - Zé Ramalho
  2. O Homem Que Amei (Someone That I Used To Love) - Fafá de Belém
  3. Cabecinha no Ombro - Fagner e Roberta Miranda
  4. Dona de Mim - 14 Bis
  5. Regra do Jogo - Sá & Guarabira
  6. Madana Mohana Murari - Homem de Bem
  7. Pedras Que Cantam - Fagner
  8. Resplendor - André Sperling
  9. O Que a Noite Faz - Elba Ramalho
  10. Esse Amor - Danilo Caymmi
  11. Medo - André Sperling
  12. Herdeira da Noite - Itamara Koorax
  13. Como Se Fosse - Jim Porto
  14. Vida Cigana - Instrumental

[editar] Trilha sonora 2

Capa: Isadora Ribeiro
  1. Pergunte Pro Seu Coração - Roberto Carlos
  2. Outono - Djavan
  3. Passion - Gipsy Kings
  4. Tomara - Alceu Valença
  5. Negrinho do Pastoreiro - Be Happy
  6. Noturno Em Mi Bemol Maior, Op. 9, N° 2 - The Philadelphia Orchestra
  7. Faz de Mim - Dominguinhos
  8. Brincar de Ser Feliz - Chitãozinho & Xororó
  9. Te Amo - Wanderléa
  10. Fantasia - André Sperling
  11. Valsa - Carlos Paredes
  12. Ritmo do Coração (Track Of Speed) - Instrumental

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A cidade de Resplendor e o enredo da novela foram inspirados no cotidiano da cidade de Lençóis (Chapada Diamantina), que durante o século XX foi a maior exportadora de diamantes do mundo. Em diversos capítulos, os diálogos deixam claro a importância do garimpo de diamantes para a cidade fictícia de Resplendor que, em alguns trechos, é chamada de "A Capital dos Diamantes".
  • Os primeiros capítulos e a maior parte das tomadas externas e aéreas foram feitas na Chapada Diamantina e, em especial, no município de Lençóis.
  • "Pedra sobre Pedra" foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo entre 10 de abril e 11 de agosto de 1995, as 14h20, em 90 capítulos.
  • Pedra sobre pedra foi uma co-produção com a RTP, de Portugal, que financiou 20% da produção. Dois atores portugueses vieram ao Brasil especialmente para fazer parte do elenco: Carlos Daniel e Suzana Borges.
  • O realismo fantástico, característica da obra de Aguinaldo Silva, esteve presente nesta novela, através da flor de Jorge Tadeu, personagem de Fábio Jr., que enlouquecia as mulheres que a comiam; do personagem Sérgio Cabeleira, vivido por Osmar Prado, que sofria nas noites de lua cheia, por se sentir atraído por ela; e pela personagem dona Quirina, de Miriam Pires, que, apesar dos 120 anos, tinha uma memória prodigiosa.
  • A disputa política dualista entre famílias tradicionais foi inspirada em conflitos reais da região de Lençóis.
  • Uma das cenas mais marcantes da novela, foi a do assassinato de Jorge Tadeu (Fábio Jr.), encontrado morto, em sua cama, enquanto borboletas sobrevoavam seu corpo. Essa cena foi ao ar no capítulo de número 30, no ar em 8 de fevereiro de 1992, um sábado. A pergunta "Quem matou Jorge Tadeu?!" parou o país. Gioconda (Eloísa Mafalda) era sua assassina. O mistério foi revelado no último capítulo.
  • Outra cena marcante foi a do último capítulo, em que Cândido Alegria (Armando Bogus), se transforma em pedra, e se desfaz, em argila.
  • As namoradas do retratista Jorge Tadeu (Fábio Jr.) foram vividas por Andréa Beltrão, que fazia a esfuziante Úrsula; a delegada Francisquinha, vivida por Arlete Salles; a fogosa Rosemary, personagem de Elizângela; a recatada Suzana, personagem de Isadora Ribeiro; a discreta Ximena, personagem de Nívea Maria, e por fim, a senhora Hilda Pontes, personagem de Eva Wilma.
  • Foi a primeira novela do ator Eduardo Moscovis, ainda como Carlos Eduardo de Andrade.
  • Foi a última novela de Armando Bogus, que ainda faria a minissérie Sex Appeal, em 1993. Ele veio a falecer em 2 de maio de 1993.
  • Estréia de Isadora Ribeiro em novelas globais. A atriz já tinha feito Brasileiras e Brasileiros, em 1990, no SBT.
  • Primeira novela "das oito" de Tereza Seiblitz, que havia estreado no horário das 18h, em Barriga de Aluguel, em 1990.
  • A música tema de Úrsula, personagem de Andréa Beltrão, Madana Mohana Murari, de Tomaz Lima, o Homem de Bem, tornou-se uma das 10 músicas mais tocadas do Brasil na época. Foi a primeira vez que um mantra atingiu os meios de comunicação.
  • A relação entre o enredo e o ambiente original do interior baiano foi tão significativo, que parte do cenário colonial montado no Projac para a segunda parte da novela, replicava construções reais do casario da tombada Lençóis.
  • Pilar Batista, a protagonista da novela, estava destinada inicialmente a Betty Faria, mas acabou ficando com Renata Sorrah, que brilhou nas suas cenas de rivalidade com Murilo Pontes, personagem de Lima Duarte.
  • Interessante abordagem foi feita a cerca do sentimento homossexual enrustido do personagem Adamastor, vivido por Pedro Paulo Rangel por Carlão Batista, personagem de Paulo Betti.
  • Adriana Esteves e Maurício Mattar defenderam muito bem seus personagens, Marina e Leonardo, que viviam um romance proibido, uma vez que eram filhos dos inimigos políticos, Pilar Batista (Renata Sorrah) e Murilo Pontes (Lima Duarte).
  • Gioconda Pontes, (Eloísa Mafalda), chamava Eliane (Carla Marins), a filha de Cândido Alegria (Armando Bogus), de "bastardinha". Carla Marins foi o grande destaque do ano, se tornando capa da edição de 17 anos de aniversário da revista Playboy, em agosto de 1992.
  • Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn já haviam feito outra parceria, a novela Tieta.
  • A novela retratava o mundo cigano através dos personagens de Luiza Tomé, como a cigana Vida; Humberto Martins, como o cigano Iago e Eduardo Moscovis, como o cigano Tibor. 3 anos depois, em 1995, a autora Glória Perez, usaria o universo dos ciganos, para desenvolver sua novela, Explode Coração.
  • Pedra sobre pedra foi reapresentada na Globo Internacional, em 2001, enquanto a matriz brasileira revia A Gata Comeu. Em Portugal, Pedra sobre pedra já voltou ao ar por mais de três vezes, sempre na co-produtora RTP. A última exibição em Portugal foi na RTP1 no horário das 14 horas (hora de almoço) em 2001.
  • Murilo Pontes, personagem de Lima Duarte, voltaria à cena 5 anos depois, em uma mesma novela de Aguinaldo Silva, A Indomada, em 1997. Na ocasião, ele participava de um jogo de pôquer, na cidade de Greenville.
  • Quem aparece na abertura da novela é a modelo Mônica Fraga. A modelo tornou-se atriz e tem participado de novelas globais, como Tropicaliente e Senhora do Destino. Através da computação gráfica, o corpo da modelo foi transformado em rochas e montanhas. As gravações da vinheta de abertura foram feitas em Lençóis, na Chapada Diamantina, na (Bahia), onde havia formas naturais que favoreciam a montagem desejada. Depois, em computador, as pernas e seu rosto e colo ganhavam o contorno das paisagens da chapada.
  • Título provisório: Resplendor, que seria aproveitado em outra trama de Ana Maria Moretzsohn, a telenovela "Esplendor".
  • A personagem de Marina Batista foi destinada a Cristiana Oliveira, mas quem ficou com o papel foi Adriana Esteves.

 Prêmios

Troféu APCA (1992):
Troféu Imprensa (1992):

Nenhum comentário:

Postar um comentário