Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Plumas e Paetês 1980/1981

Plumas e Paetês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas esta(s) não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


Plumas e Paetês
Informação geral
FormatoTelenovela
Duração50 min. aproximadamente
Criador(es)Cassiano Gabus Mendes
País de origemBrasil
Idioma originalPortuguês
Produção
Produtor(es)Jardel Mello e Mário Márcio Bandarra,
ElencoElizabeth Savalla
Maria Cláudia
José Wilker
Cláudio Marzo
Paulo Guarnieri
Solange Theodoro e grande elenco
Transmissão original8 de setembro de 1980- 25 de abril de 1981
Nº de episódios185 capítulos
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão · Projeto Entretenimento
Plumas e Paetês é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas. Foi exibida entre 8 de setembro de 1980 e 25 de abril de 1981 e contou com 185 capítulos. Foi escrita por Cassiano Gabus Mendes e dirigida por Jardel Mello e Mário Márcio Bandarra, com supervisão de Gonzaga Blota.

Índice

[esconder]

[editar] Trama

Gtk-paste.svg Aviso: esta secção contém revelações sobre o enredo.
Osmar (Stepan Nercessian), depois de um ano morando longe da sua família, decide voltar para São Paulo para apresentar sua noiva Júlia (Cristina Aché) a seus entes familiares. Eles dão carona para a amiga Roseli (Elizabeth Savala), que está grávida e pretende começar uma vida nova na capital paulista depois de ter sido abandonada pelo namorado. Na estrada, eles sofrem um acidente, e Roseli é a única sobrevivente. Para não ficar desamparada numa cidade em que não conhece ninguem, ela decide assumir a identidade da amiga e se apresenta com um outro nome, Marcela, começando a desfrutar do conforto que a família de Osmar lhe proporciona.
A família do rapaz é comandada pela matriarca Bruna (Neuza Amaral). Ela é casada com Gustavo (José Lewgoy), um homem rico, com quem teve três filhos: Osmar, Edgar (Cláudio Marzo) e Melina (Sílvia Salgado). Na trama, o filho mais velho de Bruna, Edgar, acaba se apaixonando por Roseli/Marcela. Na cidade, ela reencontra Paulo, o antigo namorado, que na verdade se chama Renato (José Wilker), e começam a viver um triângulo amoroso, que só é resolvido no final da novela.
Melina é a filha mais nova de Bruna e Gustavo. Ela se torna grande amiga de Roseli/Marcela e decide se tornar modelo profissional. Mas acaba sofrendo muita pressão da mãe, que não concorda com sua escolha.
Outro destaque na história é Rebeca (Eva Wilma). Ela é dona de uma fábrica de jeans herdada pelo marido. A personagem se apaixona pelo italiano Gino (Paulo Goulart), que trabalha como segurança da sua empresa. Rebeca também é assediada por seu secretário Márcio (John Herbert). Os três protagonizam os momentos mais cômicos da história. A empresária é uma mãe controladora, que faz de tudo para impedir que seu filho, Jorge Luís (Paulo Guarnieri), tenha um romance com a humilde Nadir (Solange Theodoro), a “moça do cafezinho”, e com a modelo ambiciosa Veroca (Lúcia Alves). O mundo da moda é retratado através das seguintes personagens: Lídia (Sura Berditchevsky), Amanda (Maria Cláudia), Dorinha (Mila Moreira) e Veroca. As quatro são modelos profissionais e passam por várias dificuldades para ascender profissionalmente.
A novela também conta a história da família de Cristiano (Mário Lago), proprietário de uma fábrica de bicicletas. Ele é casado com Irene (Monah Delacy) e pai de Claudia (Angelina Muniz). A jovem trabalha como modelo e é amiga de Dorinha, Amanda e Veroca. Ela é apaixonada por Edgar e sofre com a mudança de comportamento dele, que acaba se envolvendo com Roseli/Marcela.
Outro núcleo na história é a família de Clóvis (Felipe Carone) e Zeni (Eloísa Mafalda). Os dois são pais de Amanda, Angelo (Mário Gomes) e Nadir. Clóvis trabalha como propagandista de remédios e passa o dia inteiro andando pelas ruas. Ele não concorda com o trabalho de modelo da sua filha Amanda, e os dois entram numa série de conflitos, principalmente porque a filha sai de casa.
Com o desenrolar da história, vemos a mudança de Roseli/Marcela, que, para manter sua mentira, de uma humilde moça na cidade grande, se torna um mulher oportunista e trapaceira. Nos últimos capítulos da história, Roseli/Marcela sofre novamente um acidente de carro. No hospital, Renato conta para Edgar que é o verdadeiro pai da filha de Roseli/Marcela. Ela pede para Edgar contar para Bruna e Gustavo que o nome verdadeiro dela é Roseli e que a menina não é neta deles. Antes de morrer, Roseli afirma ainda que Edgar foi o verdadeiro amor de sua vida. No final, a criança acaba sendo criada pela família de Edgar.

[editar] Elenco

Elizabeth Savalla interpretou a protagonista Roseli, que na trama se passava pela farsante Marcela.
José Wilker interpretou Renato.
Maria Cláudia interpretou Amanda.
AtorPersonagem
Elizabeth SavallaRoseli (Marcela)
Cláudio MarzoEdgar
José WilkerRenato (Paulo)
Maria CláudiaAmanda
Eva WilmaRebeca Andrade
Paulo GoulartGino
Neuza AmaralBruna
José LewgoyGustavo
Maria Helena DiasLuísa
Eloísa MafaldaZeni
Ary FontouraRaul
Felipe CaroneClóvis
Mário LagoCristiano
ElizângelaSandra
Sura BerditchevskyLídia
Lúcia AlvesVeroca
Lídia MattosZenaide
John HerbertMárcio
Nestor de MontemarPadre Clodovil
Mila MoreiraDorinha
Sílvia SalgadoMelina
Cleyde BlotaYara
Mário GomesÂngelo
Solange TheodoroNadir
Monah DelacyIrene
Angelina MunizCláudia
Paulo GuarnieriJorge Luis
Edson CelulariKurlan
Myriam PérsiaBianca
Eduardo CondeFrancis
Heraldo GalvãoZeca
Vera BrittoIsaura

 Participações especiais

[editar] Trilha sonora

[editar] Trilha sonora nacional

  1. "Nosso Estranho Amor" – Marina e Caetano Veloso
  2. "Nova Manhã" – 14 Bis
  3. "Quem Tem a Viola" – Boca Livre
  4. "Quero Quero" – Cláudio Nucci
  5. "De Onde Vem" – Black Rio
  6. "Semente do Amor" – A Cor do Som
  7. "A Mesma Porta" – Gilson
  8. "Pret-a-Porter" – Robson Jorge
  9. "Meu Amigo, Meu Herói" – Zizi Possi
  10. "Fracasso" – Gilliard
  11. "Aroma" – Lúcia Turnbull
  12. "Melô de Amor" – Luiz Maurício
  13. "Te Dei Demais" – Felipe Neto
  14. "Plumas e Paetês" – Ronaldo Resedá(Tema de Abertura)

[editar] Trilha sonora internacional

  1. "I Never Fall In Love" – Davitt Sigerson
  2. "Give Me the Night" – George Benson
  3. "Shadow In The Sun" – Silvia Mason
  4. "Never Knew Love Like This Before" – Stephanie Mills
  5. "The Strangers" – Genghis Khan
  6. "No Night So Long" – Dionne Warwick
  7. "Modern Girl" – Sheena Easton
  8. "Sure Shot" – Crown Heights Affair
  9. "Magia" – Pippo y Monica
  10. "Goodnight My Love" – Mike Pinera
  11. "Now's The Time" – Stephan
  12. "Sun Of Jamaica" – Goombay Dance Band
  13. "Special Lady" – Ray, Goodman and Brown
  14. "Do Right" – Paul Davis

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Exibida entre 8 de setembro de 1980 e 25 de abril de 1981 em 197 capítulos.
  • Por volta do capítulo 100, o autor sofreu um enfarte e teve de deixar a trama aos cuidados de outro novelista. Indicou Sílvio de Abreu para substituí-lo. Sílvio conseguiu aumentar a audiência transformando o destino da protagonista Marcela, que muda de uma humilde moça, vítima das circunstâncias e que tenta a vida na cidade grande, em uma mulher oportunista e trapaceira.
  • Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 3 de janeiro e 2 de setembro de 1983, em 175 capítulos. Plumas & Paetês e O Clone (reapresentada entre 10 de janeiro e 9 de setembro de 2011 também em 175 capítulos) são as novelas com maior número de capítulos em sua reexibição no horário.
  • Cronologicamente, a reapresentação de Plumas & Paetês ficou mais tempo no ar que a apresentação original: 35 semanas em 1983, contra 33 em 1980 e 1981, devido à diferença de números de capítulos por semana.
  • A telenovela se desenvolvia toda na cidade de São Paulo com muitos desfiles e os personagens circulando pelos lugares mais chiques da cidade.
  • A então apenas modelo Sílvia Pfeifer participava da abertura da novela.
  • O trio formado por Eva Wilma, Paulo Goulart e John Herbert foi o responsável pelos momentos cômicos da história.
  • A telenovela, como quase todas as obras de Cassiano Gabus Mendes, foi adaptada pela televisão chilena.
  • Os créditos de abertura alternavam-se diariamente no bloco dos protagonistas. Havia a ordem Elizabeth Savalla / Maria Cláudia / José Wilker / Cláudio Marzo e a ordem Maria Cláudia / Elizabeth Savalla / Cláudio Marzo / José Wilker
  • Maria Cláudia foi escolhida para ser Amanda logo após perder o papel de Catucha para Débora Duarte em Coração Alado.
  • O cantor Lulu Santos, que ainda assinava com o nome Luiz Maurício, era funcionário da Som Livre na época da novela Plumas & Paetês, e fazia a pré-seleção de 40 músicas para o disco para que o diretor da gravadora, João Araújo, fizesse uma segunda garimpagem para a trilha. Lulu Santos tanto insistiu para que João Araújo colocasse uma música sua que este não teve outra saída e colocou a música Melô do Amor. No entanto, a música passou despercebida e Lulu Santos foi demitido da Som Livre. Mas logo em seguida Lulu Santos emplacaria o sucesso Tempos Modernos na novela Sol de Verão.
  • Elizângela e Paulo Goulart fizeram parte do elenco do remake de Ti Ti Ti que foi uma junção de Ti Ti Ti e Plumas e Paetês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário