Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sábado, 2 de fevereiro de 2013

RAINHA DA SUCATA 1990

Rainha da Sucata é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 2 de abril a 29 de outubro de 1990, com 179 capítulos.Foi escrita por Sílvio de Abreu, tendo como co-autores Alcides Nogueira e José Antonio de Souza, e dirigida por Jorge Fernando, Fábio Sabag e Jodele Larcher.
Contou com Regina Duarte, Glória Menezes, Cláudia Raia, Antônio Fagundes, Marisa Orth, Renata Sorrah, Cláudia Ohana, Raul Cortez, Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Daniel Filho, Aracy Balabanian, Paulo Gracindo e Tony Ramos nos papéis principais.

Índice

[esconder]

[editar] Enredo

Ambientada em São Paulo, a trama de Rainha da Sucata retrata o universo dos novos-ricos e da decadente elite paulista contrapondo duas personagens femininas, a emergente Maria do Carmo (Regina Duarte) e a socialite falida Laurinha Figueroa (Glória Menezes). Maria do Carmo enriquece com os negócios do pai, o vendedor de ferro-velho Onofre (Lima Duarte), e se torna uma bem-sucedida empresária, mas mantém os hábitos de seu passado humilde. Ela mora com o pai e a mãe, Neiva (Nicette Bruno), no bairro de Santana, na zona norte de São Paulo.
Apaixonada por Edu Figueroa (Tony Ramos), que a desprezara e humilhara na juventude, ela decide “comprá-lo”: propõe casar-se com ele para ajudar sua família, de origem tradicional, mas à beira da falência. Edu aceita a proposta, e a emergente, após o casamento, vai morar no casarão dos Figueroa, nos Jardins, sofisticado reduto da cidade. Na nova casa, Maria do Carmo passa a viver um pesadelo por causa de Laurinha. Casada com Betinho (Paulo Gracindo), pai de Edu, a socialite é obcecada pelo enteado e faz de tudo para conquistá-lo, e não vai deixar a sucateira Maria do Carmo, em paz.
Além do mau casamento e da perseguição de Laurinha, a empresária começa a ver seus negócios darem errado por culpa do administrador Renato Maia (Daniel Filho), em quem ela confiava plenamente. Renato, na realidade, é um corrupto que aplica um golpe em Maria do Carmo. i O executivo se casa com Mariana (Renata Sorrah), uma mulher frágil e rica, que sofre com as ameaças do marido, que só se casou com ela por interesse em sua fortuna. Mariana é irmã de Caio (Antônio Fagundes), um professor de história gago que se vê dividido entre a noiva, a sedutora Nicinha (Marisa Orth) e a dançarina de cabaré, Adriana Ross (Cláudia Raia), que por sua vez é filha da vilã Laurinha Figueroa.
A trama também foi marcada pela inesquecível personagem Dona Armênia (Aracy Balabanian), hungra que mora no Brasil há anos, com os filhos Gera (Marcello Novaes), Gino (Jandir Ferrari) e Gerson (Gerson Brenner), que trata como se fossem bebês. Gerson, por sinal é o braço direito de Maria do Carmo na empresa, com quem acaba se envolvendo no início da trama. Os três irmãos mais tarde vão acabar disputando o amor da jovem Ingrid (Andrea Beltrão). Dona Armênia acaba conquistando os direitos do território onde a empresa de Maria do Carmo é erguida, e resolve demolir o edifício. Sua frase "Vou botar essa prédio na chaon!" marcou a trama e a personagem.
Outras tramas também merecem destaques como a da jornalista Paulinha (Cláudia Ohana), que apaixonada pelo trabalho, acaba se envolvendo com Edu e passa a fazer matérias sobre a derrocada da família Albuquerque Figueroa. Ainda na trama tem Jonas (Raul Cortez), o pai misterioso de Paulinha, um homem sério e simpático, que trabalha como copeiro na mansão dos Figueroa, e guarda grandes segredos sobre o seu passado e seu envolvimento misterioso com Laurinha.

[editar] Elenco

Regina Duarte interpretou a Rainha da Sucata Maria do Carmo.
Tony Ramos interpretou o sedutor Edu.
Renata Sorrah interpretou a tímida Mariana.
Cláudia Raia interpretou a atrapalhada Adriana.
Antonio Fagundes interpretou o gago Caio
Aracy Balabanian interpretou a fofoqueira Armênia
AtorPersonagem
Regina DuarteMaria do Carmo Pereira Albuquerque Figueroa
Tony RamosEduardo Albuquerque Figueroa (Edu)
Glória MenezesLaura Albuquerque Figueroa (Laurinha)
Daniel FilhoRenato Maia
Paulo GracindoAlberto Albuquerque Figueroa (Betinho)
Antônio FagundesCaio Szimanski
Renata SorrahMariana Szimanski
Cláudia RaiaAdriana Ross Albuquerque Figueroa
Cláudia OhanaPaula Ramos (Paulinha)
Aracy BalabanianDona Armênia Giovani
Raul CortezJonas Ramos
Marisa OrthEunice Moreiras (Nicinha)
Nicette BrunoNeiva Pereira
Gianfrancesco GuarnieriIrineu Saldanha
Cleyde YáconisIsabelle Figueroa de Bresson
Lolita RodriguesLena
Flávio MigliaccioOsvaldo Moreiras (Seu Moreiras)
Maurício MattarRafael Albuquerque Figueroa
Patrícia PillarAlaíde
Andréa BeltrãoIngrid Figueroa de Bresson
Marcello NovaesGeraldo Giovani (Gera)
Jandir FerrariGino Giovani
Gerson BrennerGerson Giovani
Dill CostaVilmar
Mônica TorresGuida
José Augusto BrancoDr. Ademar
Maria Helena DiasSamira
Ivan CândidoFranklin
Aldine MüllerÂngela
Paulo ReisGuga

[editar] Participações Especiais

AtorPersonagem
Lima DuarteOnofre Pereira
Fernanda MontenegroSalomé Szimanski
Marília PêraEla mesma
Hilda RebelloJorgina
Paulo GuarnieriSérgio
Ida GomesTia de Caio e Mariana
Jorge FernandoRebello
Jorge DóriaAlberico Cassinelli
Ilka SoaresJúlia Cassinelli
Laura CardosoMãe de Renato Maia
Milton MoraesVicente
André Di MauroManuel Moniz de Souza (Maneco)
Jorge CherquesCyro Laurenza
Marcus AlvisiGiuliano Laurenza
Suely FrancoPrima de Neiva
Beatriz LyraPrima de Neiva
Stênio GarciaMendigo
Nelson FreitasComprador de avionetas de Dona Armênia
Adriana EstevesModelo
Vinícius ManneMecânico
Humberto MartinsComprador e corretor de Maria Do Carmo
Reginaldo FariaNamorado de Paula
Rosita Thomaz LopesAmiga de Laurinha
Gracindo JúniorPolicial
Sílvia BandeiraSocialite
Marilu BuenoSocialite
Emiliano QueirozDiretor de Colégio
Castro GonzagaChefe de Paula
Inês GalvãoAmiga de Paula
Norival RizzoFuncionário de Betinho
Cláudio Torres GonzagaInvestigador
Marcelo MansfieldGarçom

[editar] Produção

[[Ficheiro:A novela foi ambientada na avenida Paulista e no bairro de Santana.|{{{5}}}px|alt=|]]
Rainha da Sucata foi a primeira novela "das 8" escrita por Sílvio de Abreu, que até então havia assinado várias tramas apresentadas às 19 horas. Ele foi designado para escrever uma telenovela humorística para as 20 horas. Nesta época, havia uma determinação do Departamento de Teledramaturgia da Rede Globo em evitar a apresentação de enredos excessivamente dramáticos neste horário, que começou com a exibição de O Salvador da Pátria. Entretanto, esta proposta só prevaleceu no início da trama; a partir da segunda metade, a novela deixou de lado a veia humorística e passou a ser, de fato, uma história mais séria.
Está sendo reapresentada pelo Canal Viva desde o dia 21 de janeiro de 2013, substituindo Que Rei Sou Eu?. [1] [2]
Em 17 de julho de 1990, enquanto Rainha da Sucata estava no ar, a emissora estreou a minissérie Boca do Lixo, em oito capítulos, também de autoria de Sílvio de Abreu. Ainda neste mês, Sassaricando, que também foi escrita por Sílvio, passou a ser reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo. Durante duas semanas, a Rede Globo apresentou três atrações diárias escritas pelo mesmo autor.
O personagem de Paulo Gracindo, Betinho, usava uma expressão recorrente quando se referia às atitudes de sua mulher, “coisas de Laurinha”, que acabou se transformando em um bordão reproduzido pelo público.
O Plano Collor, que foi um plano econômico implementado pelo então presidente da República Federativa do Brasil Fernando Collor de Mello, foi incorporado à história de Rainha da Sucata.
Claudia Raia engordou dez quilos para viver Adriana. A certa medida, a atriz disse a Silvio de Abreu que não aguentava mais ficar tão acima de seu peso e, a partir daí, o autor criou cenas hilárias em que a personagem começa a fazer uma rígida dieta para tentar conseguir um trabalho. Em uma das cenas, para perder calorias, Adriana se enrola em um plástico de PVC, corre e pula corda na sala de sua casa.
A abertura da novela Rainha da Sucata, Hans Donner usou o ventilador, a mola, o balde, o manequim e outras coisas para transformá-las numa animação em Stop-Motion (Uma fêmea que veio do lixo é uma dançarina animada em Stop-Motion).
Três finais diferentes foram escritos para a novela, para manter o segredo sobre o fim da personagem Maria do Carmo.
A atriz Fernanda Montenegro fez uma participação especial na novela, no papel de Salomé Szimanski, mãe de Caio (Antonio Fagundes) e Mariana (Renata Sorrah).
Aracy Balabanian, que viveu a Dona Armênia na trama, apesar de nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é filha de armênios, que vieram para o Brasil fugindo da Primeira Guerra Mundial. Dessa forma, pôde emprestar o sotaque e alguns costumes de seu povo de origem à sua personagem, além de auxiliar no trabalho da equipe de produção de arte.
A ideia do personagem Caio Szimanski ser gago foi sugestão de seu intérprete, o ator Antonio Fagundes, que fazia seu primeiro papel cômico na TV Globo. Em determinado momento da história, Caio bate a cabeça e se cura da gagueira. O autor Silvio de Abreu, porém, recebeu tantas reclamações do público que, em dois capítulos, Caio voltou a gaguejar.
A novela marcou as estreias de Marisa Orth e Cleyde Yáconis em novelas da TV Globo.
Rainha da Sucata foi o primeiro trabalho de Andréa Beltrão na TV após o sucesso do seriado Armação Ilimitada.
A trama também fez grande sucesso no exterior, sendo vendida para, entre outros países, Angola, Bolívia, Canadá, Chile, Espanha, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai e etc.
A novela foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo entre 28 de fevereiro e 16 de setembro de 1994, em 145 capítulos. Da sua reestreia até o mês de abril, a reprise começava às 13h30. Com a estreia do Vídeo Show diário, a reapresentação da novela passou a ser exibida às 14h20 da tarde. Curiosamente, a novela que antecedeu Rainha da Sucata, Tieta, foi sua sucessora no Vale a Pena Ver de Novo
A novela foi exibida na TV Globo Portugal, de 23 de novembro de 2009, a 18 de junho de 2010 as 19h30, em 148 capitulos.

[editar] Trilha sonora

[editar] Nacional

Rainha da Sucata Nacional
Trilha sonora por Vários intérpretes
Lançamento1990
Gênero(s)Vários
Formato(s)Vinil, K7, CD
Gravadora(s)Som Livre
Cronologia de Vários intérpretes
Último
Último
-
Rainha da Sucata Internacional
Próximo
Próximo

[editar] Trilha sonora nacional[3]

Capa: Cláudia Raia
  1. "Me Chama Que Eu Vou" - Sidney Magal (tema de abertura)
  2. "Foi Assim (Juventude e Ternura)" - Wanderléa (tema de Maria do Carmo e Edu)
  3. "Coração Pirata" - Roupa Nova (tema de Maria do Carmo)
  4. "Cigano" - Djavan (tema de Renato)
  5. "Próxima Parada" - Marina Lima (tema de Rafael e Alíde)
  6. "A Mais Bonita"– Maria Bethânia (tema de Laurinha)
  7. "Na Captura" – Ary Sperling (tema de locação)
  8. "Coisas da Vida" - Milton Nascimento (tema de Edu)
  9. "Nua Idéia" - Gal Costa (tema de Caio)
  10. "Meninos e Meninas" - Legião Urbana (tema de Paula)
  11. "Mais Você" - Ritchie (tema de Adriana)
  12. "Lanterna dos Afogados" - Os Paralamas do Sucesso (tema de Ingrid)
  13. "Naquela Estação" - Adriana Calcanhotto (tema de Mariana)
  14. "Em Busca do Amor"– Ary Sperling (tema de Neiva)

[editar] Internacional e Complementar

Rainha da Sucata Internacional
Trilha sonora por Vários intérpretes
Lançamento1990
Gênero(s)Vários
Formato(s)Vinil, K7, CD
Gravadora(s)Som Livre
Cronologia de Vários intérpretes
Último
Último
-
Rainha da Sucata Nacional
Próximo
Próximo

[editar] Trilha sonora internacional

Capa: Cláudia Ohana
  1. "Into My Life" – Colin Hay Band (tema de Rafael)
  2. "All Around The World" - Lisa Stansfield (tema de Adriana)
  3. "Rebel In Me" - Jimmy Cliff (tema de Edu e Maria do Carmo)
  4. "Listen To Your Heart" - Sonia (tema de locação: São Paulo (cidade))
  5. "Come Back To Me" - Janet Jackson (tema de Paula)
  6. "Forever" - Kiss (tema de Ingrid)
  7. "Inside of You" – Howard Thomas & Sarah Bishop (tema de locação: edifício da Sucata)
  8. "My Romance" - Carly Simon (tema de Laurinha)
  9. "Send Me An Angel" - Real Life (tema de Nicinha)
  10. "Vision of Love" - Mariah Carey (tema de Edu)
  11. "It Had Be You" - Harry Connick Jr. (tema de Renato e Mariana)
  12. "Blue" – Geoffrey Williams (tema de Alaíde)
  13. "Reve D'Amour" – Nuages (tema de Isabelle)
  14. "Too Many Lonely Hearts" – Petula Clark (tema romântico)

[editar] Trilha sonora complementar: Lambateria Sucata

  1. "Preta" - Beto Barbosa
  2. "Conversa Bonita" - Fafá de Belém
  3. "Bom Suar" - Moraes Moreira e Pepeu Gomes
  4. "Maracangalha" - Gerônimo
  5. "Beijo na Boca" - Sidney Magal
  6. "Gira Gira Pião" - Dido Oliveira
  7. "Melô da Sucata" - Grupo Sucata
  8. "Ouro Puro" - Elba Ramalho
  9. "Paixão e Loucura" - Jorge de Altinho
  10. "Sabor de Pecado" - Angel
  11. "Vem Lambadear Comigo" - Banana Split
  12. "Lourinha" - José Orlando
  13. "Marmelada (Bas Moin Laia)" - Margareth Menezes
  14. "Lambança" - Grupo Sucata
[4]

 Prêmios

Nenhum comentário:

Postar um comentário