Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sábado, 2 de fevereiro de 2013

SOL DE VERÃO 1982/1983

Sol de Verão foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 11 de outubro de 1982 e 19 de março de 1983, substituindo Sétimo Sentido e sendo sucedida por Louco Amor. Foi escrita por Manoel Carlos e dirigida por Roberto Talma, Jorge Fernando e Guel Arraes e contou com 137 capítulos.
Infelizmente, a novela terminou antes do previsto por causa da morte do ator Jardel Filho, protagonista e grande amigo do autor Manoel Carlos. O autor revelou em entrevistas que Sol de Verão é uma das novelas preferidas dele. Curiosamente, uma das poucas onde o nome "Helena", característica comum em suas novelas, não aparece.
Como Sol de Verão teve seu término antecipado, a Globo não tinha a novela substituta pronta. Foi reapresentada então a novela O Casarão, em forma compacta, de 18 capítulos, entre 21 de março e 9 de abril de 1983. Louco Amor, a substituta oficial, estrearia somente 3 semanas depois, em 11 de abril de 1983.

Índice

[esconder]

[editar] Produção

Sol de Verão tinha uma abertura colorida e bronzeada, como sugeria o nome da novela, ao som da música Tô que Tô, de Kleiton & Kledir, interpretada por Simone.
Entre os destaques do elenco, a química entre Jardel Filho e Irene Ravache foi perfeita, o que garantiu mais audiência à novela. O sensível trabalho de Tony Ramos como Abel, o surdo-mudo. Belo trabalho também da atriz Isabel Ribeiro.
Destaque também para a cenografia da novela que construiu em alvenaria, em plena cidade do Rio de Janeiro, todos os ambientes necessários às gravações das cenas externas. A produção construiu no bairro do Flamengo o conjunto composto pelo sobrado de Heitor, o prédio onde mora Rachel e um terreno baldio[1].
Primeira novela de Miguel Falabella, os créditos da abertura exibiam erradamente como Miguel Faiabella, e apresentava o nome do protagonista, Jardel Filho, nos momentos finais onde-se lia: como Heitor Jardel Filho. Os primeiros nomes da abertura eram de Irene Ravache, em seu primeiro trabalho na Globo, e Tony Ramos.
A personagem Beatriz, inicialmente, foi destinada à atriz Maitê Proença. Com a recusa da atriz, Beatriz, que teria um romance com Abel, teve seu importância reduzida e ficou com Isis de Oliveira. Coube à personagem Olívia, interpretada por Carla Camurati, a outra comissária da dupla feminina, formar o triângulo amoroso com Abel e Clara. Carla teve sua personagem mais valorizada e fez de sua personagem Olívia, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy, de julho de 1982. Bem, como Ísis de Oliveira, com sua personagem Beatriz, que estampou a capa, no aniversário de 8 anos da revista, em agosto de 1983.
A morte de Jardel Filho, em 20 de fevereiro de 1983, um domingo, no meio da novela abalou a todos: autor, elenco e produção[1]. O autor Manoel Carlos, amigo íntimo do ator não conseguiu mais escrever os capítulos e foi substituído por Lauro César Muniz e Gianfrancesco Guarnieri precipitando, assim, o término da novela. Antes, porém, a Globo cogitou tirar a novela do ar sem desfecho. Pesquisas feitas com o público mostraram que os telespectadores queriam que a história tivesse um fim[1]. A morte de Jardel ocorreu próxima à produção do capítulo 120 da novela. A conclusão da novela foi tumultuada. Os textos chegavam em cima da hora e as cenas eram gravadas pouco antes de serem exibidas[2].

[editar] Sinopse

A telenovela relata o dilema de Rachel, uma mulher que acaba de sair de um casamento infeliz com Virgílio. Rumo ao Rio de Janeiro, ao lado da mãe e da filha, ela acaba por se envolver com Heitor, um mecânico boêmio e bonachão que nunca havia vivido um compromisso sério. Paralelo a isso, está o surdo-mudo Abel, que, em busca de sua mãe, emprega-se na oficina de Heitor.

[editar] Elenco

AtorPersonagem
Irene RavacheRachel
Jardel FilhoHeitor
Cecil ThiréVirgílio
Beatriz SegallLaura
Tony RamosAbel
Débora BlochClara
Nelson XavierZito
Beatriz LyraIrene
Gianfrancesco GuarnieriCaetano
Mário GomesMiguel
Yara AmaralSofia
Paulo FigueiredoHorácio
Isabel RibeiroFlora
Miguel FalabellaRomeu
Carla CamuratiOlívia
Mônica TorresMônica
Carlos KroeberHilário
Maria Helena PaderIrmã Luzia
Ivan MesquitaGilberto
Maria AlvesMatilde
Edson SilvaGaspar
Duse NacarattiMadalena
Ísis de OliveiraBeatriz
Helber RangelGermano
Camila AmadoNoêmia
Jorge BotelhoTássio
Tânia ScherLola
Gésio AmadeuPedrinho
Márcia RodriguesGeni
Oberdan JúniorRogério
Monique CuriGlorinha

[editar] Trilha sonora

As trilhas nacional e internacional eram excelentes com grandes hits dos anos 80 como Você não Soube me Amar com Blitz, Tempos Modernos de Lulu Santos, Coisas de Casal do grupo Rádio Táxi, Baby I Need Your Lovin' de Carl Carlton, Save a Prayer de Duran Duran e Hard to Say I'm Sorry do grupo Chicago, além das dançantes I Don't Wanna Dance de Eddy Grant e Situation de Yazoo.

[editar] Nacional

  1. "Você Não Soube Me Amar" - Blitz
  2. "Muito Estranho (Cuida Bem de Mim)" - Dalto
  3. "Bilhete" - Fafá de Belém
  4. "Tempo Quente" - Ricardo Graça Mello
  5. "Tempos Modernos" - Lulu Santos
  6. "Questão de Tempo" - Nara Leão
  7. "Tô Que Tô" - Simone
  8. "Esfinge" - Djavan
  9. "O Melhor Vai Começar" - Guilherme Arantes
  10. "Tendência" - Beth Carvalho
  11. "Tal Qual Eu Sou" - Lucinha Araújo (participação especial de Vital Lima)
  12. "Coisas de Casal" - Rádio Táxi
  13. "Só o Tempo" - Paulinho da Viola
  14. "Sumida" - Wando

 Internacional

  1. "Baby I Need Your Lovin' " - Carl Carlton
  2. "Don't Look Back" - The Korgis
  3. "Être" - Charles Aznavour
  4. "I Don't Wanna Dance" - Eddy Grant
  5. "Hard To Say I'm Sorry" - Chicago
  6. "Wot" - Captain Sensible
  7. "Hypnos" - Future World Orchestra
  8. "Situation" - Yazoo
  9. "Save a Prayer" - Duran Duran
  10. "Voyeur" - Kim Carnes
  11. "Love Leads To Madness" - Nazareth
  12. "Love And My Best Friend" - Janet Jackson
  13. "Do That To Me One More Time" - Latimore
  14. "Fallin' In Love" - Sunset

Nenhum comentário:

Postar um comentário