Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sábado, 2 de fevereiro de 2013

TORRE DE BABEL 1998/1999

Torre de Babel foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 20 horas pela Rede Globo, exibida entre 25 de maio de 1998 a 16 de janeiro de 1999, totalizando 203 capítulos.
Escrita por Sílvio de Abreu, Alcides Nogueira e Bosco Brasil e dirigida por Denise Saraceni, José Luiz Villamarim, Carlos Araújo e Paulo Silvestrini. A direção de núcleo foi de Denise Saraceni.
Contou com Glória Menezes, Tarcísio Meira, Tony Ramos, Edson Celulari, Marcos Palmeira, Letícia Sabatella, Adriana Esteves, Juca de Oliveira, Cláudia Raia, Natália do Vale e Maitê Proença nos papeis principais.

Índice

[esconder]

[editar] Sinopse

[editar] Primeira fase

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
O ex-perito em fogos de artifícios, José Clementino (Tony Ramos) arranja emprego como pedreiro na construção de um suntuoso shopping center, uma das muitas obras realizadas pela construtora do engenheiro, César Toledo (Tarcísio Meira). Durante a festa da cumeeira, quando engenheiros e operários se reúnem para comemorar a colocação da última laje da obra, a mulher de Clementino flerta com vários homens. À certa altura, quando dá pela falta da mulher, o pedreiro sai à sua procura e a encontra em um canto afastado da construção tendo relações com dois homens. Tomado pela fúria, Clementino mata a mulher e um dos homens a golpes de pá. A família Toledo ouve os gritos e contém Clementino, com a ajuda de um grupo de operários. Chocado com a violência do empregado, o empresário chama a polícia, e até mais tarde, depõe contra ele no julgamento. O seu testemunho é decisivo para a condenação de Clementino, para descobrir os seus terríveis e audaciosos crimes, que é um tribunal suspeito.

[editar] Segunda fase

Vinte anos se passam, e Clementino deixa a cadeia. O tempo em que esteve exposto à dura realidade do sistema penitenciário fez dele um homem ainda mais amargurado. Embora tente reconstruir sua vida, está obcecado pelo desejo de se vingar de César Toledo, que considera ter sido o grande responsável pela sua condenação.
César Toledo tornou-se um empresário poderoso, mas leva uma vida cheia de angústias. Seu casamento com Marta está em crise e praticamente só se sustenta graças aos esforços dela. A união naufraga de vez quando César reencontra um antigo amor, a advogada Lúcia Prado, e os dois começam um romance. A relação com os filhos também não é bem resolvida. O mais velho, Henrique, administra os negócios do shopping, mas tem um temperamento bem diferente do pai. Extravagante e vaidoso, transforma a festa de inauguração do Tropical Towers em um pomposo evento carnavalesco. Alexandre é o filho do meio dos Toledo. Um jovem estudante de Direito que se ressente de ainda depender da ajuda financeira do pai, que faz questão de que ele complete os estudos antes de sair de casa. O filho mais novo, Guilherme, é a principal fonte dos tormentos da família. Dependente químico, envolvido com marginais, ele vive fugindo de clínicas de recuperação e tentando extorquir dinheiro dos parentes e amigos para conseguir sustentar o vício. Durante a festa de inauguração do shopping, depois de tentar arranjar dinheiro, sem sucesso, ele invade de motocicleta o saguão principal do edifício e tem de ser contido pelos seguranças.
A família de José Clementino, para junto da qual ele volta quando sai da cadeia, trabalha e vive no ferro-velho do seu pai, Agenor, um homem violento e cruel que criou duramente e sem carinho seus filhos e netos na base da tortura física e psicológica. Lá vivem os dois meio-irmãos de Clementino, Gustinho e Boneca; e Shirley, sua filha mais nova, uma jovem meiga e graciosa que sofre de um defeito físico na perna. Ela toma conta de Jamanta, um portador de deficiência mental que vive como agregado da família e trabalha no ferro-velho. Naquele ambiente frio e sem vida, ocorrem alguns dos melhores momentos cômicos da novela, graças às brigas de Gustinho e Boneca – que vivem debochando e implicando um com o outro – e às trapalhadas de Jamanta, um personagem que caiu nas graças do público.
A outra filha de Clementino é Sandrinha. Ao contrário de Shirley, ela não perdoa o pai por ter assassinado sua mãe e alimenta sentimentos negativos em relação a todos os outros membros da família. É uma jovem mau-caráter e ambiciosa que trabalha como garçonete na lanchonete de Edmundo Falcão, porém faz qualquer coisa para se dar bem e subir de vida. Por isso, se envolve com Alexandre Toledo. Completamente apaixonado pela moça, ele não percebe que ela está interessada principalmente no seu dinheiro e que o trai sempre que possível.
Na lanchonete de Edmundo Falcão também trabalha a garçonete Bina Colombo, uma mulher espontânea e engraçada, mas também ingênua, que alimenta o sonho de se tornar rica. Ela mora com a tia Sarita num apartamento pequeno, mas a vida das duas muda depois que, graças a um golpe do destino, a garçonete se torna dona de uma fortuna. Bina está sempre acompanhada da sua melhor amiga, a dócil cozinheira Luzineide, que também trabalha na lanchonete e a quem ela ofusca com sua personalidade exuberante, impedindo que a moça pronuncie sequer uma palavra; é sempre censurada por um "Cala a boca, Luzineide!".
Dando início ao seu plano de vingança, José Clementino consegue um emprego como vigia do Tropical Towers. Dessa forma, ele pretendia instalar explosivos no edifício. Seu plano é destruir o grande empreendimento de César Toledo, mas sem ferir inocentes. Os explosivos seriam detonados quando o shopping estivesse vazio. Entretanto, por razões misteriosas, os artefatos são acionados antes da hora, quando o edifício está lotado. A explosão deixa muitos feridos e mata várias pessoas.
Alguns personagens de destaque na novela morrem na explosão do Tropical Towers. Guilherme, o jovem problemático que inferniza a vida dos Toledo, é um deles. Outras duas vítimas são a estilista Rafaela e a ex-modelo Leila Sampaio. As duas são sócias de uma boutique de moda e têm um relacionamento amoroso.
A empresária Ângela, braço-direito dos Toledo na administração do shopping, nutre uma paixão platônica por Henrique Toledo, seu melhor amigo e colega de trabalho. Henrique, no entanto, é casado com Vilma, além de ser um mulherengo incorrigível que coleciona conquistas românticas, e não desconfia dos sentimentos da amiga. Aos poucos, a paixão de Ângela vai se tornando cada vez mais doentia e, para conseguir o que quer, ela se torna uma assassina fria e implacável, que chega comemorar as mortes de suas vítimas. Seu final é trágico: ao descobrir que Henrique se casaria com Celeste, a mãe de um filho de Guilherme, Ângela se atira do alto do recém-reconstruído Tropical Towers.
Quando o romance entre Lúcia Prado e César Toledo chega ao fim, a advogada se envolve com Alexandre. No final da novela, já tendo acordado para o verdadeiro caráter de Sandrinha, o filho de César Toledo decide ficar em definitivo com o ex-amor do pai. César Toledo e Marta acabam se reconciliando.
Sob a alcunha de Johnny Percebe, Gustinho faz sucesso como cantor romântico. Na verdade, Boneca é que tem talento para cantar, mas acha que é feio demais para se apresentar ao público. Ele, então, empresta sua voz ao irmão, embora se sinta frustrado por não poder aproveitar a fama. A farsa chega ao fim depois de uma apresentação no Planeta Xuxa. Xuxa descobre que Boneca é o verdadeiro cantor e o leva dos bastidores para o palco. Gustinho, por sua vez, descobre seu verdadeiro talento ao ganhar uma chance no time de várzea do seu bairro, tornando-se um jogador de futebol profissional muito bem-sucedido.
No decorrer da novela, Bina Colombo se dividiu entre Edmundo Falcão, Gustinho e Boneca. Ela se casa com o dono da lanchonete, mas os quatro personagens terminam juntos, formando um quadrado amoroso.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

[editar] Produção

Salzburg, um dos cenários iniciais da trama.
A explosão do Tropical Tower Shopping se tornou uma cena antológica da teledramartugia brasileira..[1]

[editar] Elenco

Tony Ramos interpretou José Clementino.
Cláudia Raia interpretou Ângela.
Maitê Proença interpretou Clara.
Juca de Oliveira interpretou Agenor da Silva.
Christiane Torloni interpretou Rafaela Katz.
AtorPersonagem
Glória MenezesMarta Leme Toledo
Tarcísio MeiraCésar Toledo
Tony RamosJosé Clementino da Silva
Adriana EstevesSandra da Silva (Sandrinha)
Edson CelulariHenrique Leme Toledo
Cláudia RaiaÂngela Vidal
Maitê ProençaClara Simões
Natália do ValeLúcia Prado
Marcos PalmeiraAlexandre Leme Toledo
Juca de OliveiraAgenor da Silva
Christiane TorloniRafaela Katz (Neuza Maria da Silva)
Victor FasanoEdmundo Falcão
Isadora RibeiroVilma Toledo
Marcello AntonyGuilherme Leme Toledo
Karina BarumShirley da Silva
Ernani MoraesAriclenes da Silva (Boneca)
Letícia SabatellaCeleste Leme Toledo
Cacá CarvalhoAriovaldo da Silva (Jamanta)
Liana DuvalLuísa
Sthefani NevesTiffany Toledo
Caio GracoHenrique Toledo Júnior
Cláudia JimenezBalbina Colombo Falcão (Bina)
Sílvia PfeiferLeda Sampaio/Leila Sampaio
Duda MambertiCarlito
Oscar MagriniGustinho da Silva/Johnny Percebe
Cleyde YáconisDiolinda Falcão
Etty FraserSarita
CarvalhinhoCláudio
Stênio GarciaBruno Maia
Vanda LacerdaEgalantine
Eliane CostaLuzieide
Danton MelloAdriano (Chicletinho)
Felipe RochaDino
Felipe LatgeGuiminha
Manitou FelipePedro

[editar] Elenco de apoio

[editar] Repercussão

[editar] Audiência

Teve uma média final de 44 pontos.[2] O último capítulo teve uma média de 61 pontos.[3]

[editar] Prêmios

Prêmio Extra de Televisão
  • Melhor novela
Prêmio APCA
Troféu Imprensa
Melhores do Ano - Domingão do Faustão

[editar] Trilha sonora

[editar] Nacional

Torre de Babel Nacional
Trilha sonora por Vários Intérpretes
Lançamento1998
Gênero(s)Vários
Formato(s)CD, K7
Gravadora(s)Som Livre
ProduçãoAlberto Rosenblit
Cronologia de Vários Intérpretes
Último
Último
-
Torre de Babel Internacional
Próximo
Próximo
Capa: Cláudia Raia
  1. "Te Amo" - José Augusto (tema de Shirley)
  2. "Loca (Crazy)" - Simone (tema de Celeste)
  3. "Felicidade, Que Saudade de Você" - Zezé Di Camargo & Luciano (tema de Gustinho)
  4. "Eternamente" - Fafá de Belém (tema de Marta e César)
  5. "SNS (Só No Sapatinho)" - Grupo Só No Sapatinho (tema de Sandrinha)
  6. "Quase Fui Lhe Procurar" - Luiz Melodia (tema de Ângela)
  7. "Muito Mais" - Roupa Nova (tema de Alexandre)
  8. "Vambora" - Adriana Calcanhoto (tema de Leila e Rafaela)
  9. "Onde Foi Que Eu Errei" - Fat Family (tema de Bina)
  10. "Toda Vez" - Zélia Duncan (tema de Edmundo)
  11. "Telefone" - Nara Leão (tema de Edmundo e Ângela)
  12. "Urubu Malandro" - Paulo Moura & Os Batutas (tema de Henrique)
  13. "Moda de Sangue" - Elis Regina (tema de Clementino e Clara)
  14. "Pra Você" - Gal Costa (tema de César e Lúcia/ Abertura 2ª fase)

[editar] Internacional

Torre de Babel Internacional
Trilha sonora por vários intérpretes
Lançamento1998
Gênero(s)Vários
Formato(s)CD, K7
Gravadora(s)Som Livre
ProduçãoAlberto Rosenblit
Cronologia de vários intérpretes
Último
Último
Torre de Babel Nacional
-
Próximo
Próximo
"'Capa:"' Edson Celulari
  1. "Immortality" - Celine Dion (tema de César e Marta)
  2. "All My Life" - K-CI & Jojo (tema de Bina e Edmundo)
  3. "You Were There" - Eric Clapton (tema de Ângela)
  4. "High" - Lighthouse Family
  5. "Con Te partirò" - Andrea Bocelli (tema de Alexandre e Lúcia)
  6. "Adia" - Sarah McLachlan (tema de Leda)
  7. "Lady" - Lionel Richie (tema de Henrique e Celeste)
  8. "The Air That I Breathe" - Simply Red (tema de Clementino)
  9. "Be Alone No More" - Another Level
  10. "Zoot Suit Rio" - Cherry Poppin' Daddies (tema de Gustinho)
  11. "Por Arriba, Por Abajo" - Ricky Martin (tema de Dino)
  12. "I Want You To Want Me" - D-Soul (tema de Clara)
  13. "Ho Fatto Un Sogno" - Antonello Venditti (tema de Sandrinha)
  14. "The One I Gave My Heart To" - Mya Hill
  15. "Corazón partío" - Alejandro Sanz (tema de Shirley)
  16. "Habla Me Luna" - All Jam

Nenhum comentário:

Postar um comentário