Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sábado, 2 de fevereiro de 2013

VÉU DE NOIVA 1969/1970

Véu de Noiva é uma telenovela brasileira que foi produzida pela Rede Globo e exibida entre 10 de novembro de 1969 e 6 de junho de 1970, com um total de 204 capítulos. Foi a oitava "novela das oito", e quarta integralmente escrita por Janete Clair, sucedendo Rosa Rebelde e antecedendo Irmãos Coragem - ambas também de Clair - no horário.
Dirigida por Daniel Filho, e com Regina Duarte, Cláudio Marzo, Betty Faria, Myriam Pérsia e Geraldo del Rey nos papéis principais, Véu de Noiva foi a primeira telenovela contemporânea da Globo, uma resposta à tendência iniciada por Beto Rockfeller, exibida em 1969 pela TV Tupi. Foi também a primeira telenovela de seu horário a ser ambientada no Brasil, a primeira a ter músicas compostas por encomenda para serem incluídas em sua trilha sonora e a primeira a usar o recurso narrativo do "Quem matou?" em seu enredo[1].

Índice

[esconder]

[editar] Produção e veiculação

Cquote1.svgEm Véu de Noiva tudo acontece como na vida real. A novela-verdadeCquote2.svg
Chamada da Rede Globo à época[2][1].
Durante a exibição, pela Rede Globo, da telenovela anterior, Rosa Rebelde, a emissora concorrente TV Tupi lançou a telenovela Beto Rockfeller que, como produto, distinguia-se enormemente do que vinha sendo produzido pela teledramaturgia brasileira. Como resultado, obteve considerável audiência e fez com que a direção da Globo observasse uma necessidade de modificar a estrutura de suas telenovelas, em substituição ao fracassado modelo, capitaneado até então por Glória Magadan, de telenovelas de época situadas em países estrangeiros e apoiando-se fortemente em enredos de capa-e-espada baseada em livros de autores de fora do Brasil. Ao lado de Daniel Filho, Janete Clair desenvolveu a trama de Véu de Noiva, tendo como base a radionovela Vende-se um Véu de Noiva, que Clair havia produzido anteriormente. A radionovela, por sua vez, havia sido inspirada por um anúncio na seção de classificados de um jornal, que promovia a venda de um véu de noiva[1][3][2].
O então diretor da Globo, "Boni", se mostrou inicialmente receoso com a escolha das corridas de automobilismo de Fórmula 1 como um dos temas da telenovela, mas foi convencido por Daniel Filho de que o tema traria a modernidade almejada pela Globo à produção - e esse escolha ultimamente funcionou como um engenhoso plano de promoção das corridas, conforme o piloto brasileiro Emerson Fittipaldi se mostrava bem-sucedido na competição. Para contribuir com a promoção das corridas, que até então não eram populares no Brasil, a produção gravou cenas em autódromos e, posteriormente, incluiu uma participação especial do piloto Jackie Stewart[4][2]

[editar] Enredo

Andréa, uma jovem de origens humildes vê seu noivado com Luciano terminar no dia de seu casamento, ao descobrir que seu noivo era apaixonado não por ela, mas por Flor. Flor, a irmã de Andréa, engravida de Luciano e, incapaz de criar a criança após ser abandonada por ele, a entrega para a irmã[5].
O piloto de Fórmula 1 Marcelo Montserrat forma, com Andréa, as duas primeiras pontas de um triângulo amoroso completado por Irene, personagem com que já era envolvido antes de conhece Andréa. Posteriormente, Flor retornaria à trama, após descobrir não ser mais capaz de ter filhos, buscando reaver a criança que anos antes deixou com a irmã. A trama se encerra com a custódia sendo atribuída à Andréa[5].

[editar] Elenco

Regina Duarte interpretou a protagonista, Andréa, uma mulher com traços mais facilmente identificavéis pelo público, e envolvida num triângulo amoroso com "Marcelo" e "Irene", interpretados, respectivamente, por Betty Faria e Cláudio Marzo. Myriam Pérsia interpretou a irmão da protagonista, Flor, e Geraldo del Rey, Luciano. A telenovela contou ainda com[5]:

[editar] Música

Véu de Noiva
Trilha sonora por Vários artistas
Idioma(s)Português
Gravadora(s)Universal Music
ProduçãoNelson Motta
Daniel Filho
Véu de Noiva foi a primeira novela da Rede Globo a ter trilha sonora própria, totalmente produzida por encomenda de Daniel Filho a Nelson Motta, que selecionou músicas específicas para determinados personagens e núcleos. [6].

[editar] Canções

#TítuloCantor(a)Duração
1."Tema de Luciano" Luiz Eça
2."Teletema" Regininha
3."Azimuth" Apolo VI
4."Gente Humilde" Márcia
5."Depois da Queda" Roberto Menescal
6."Irene" Elis Regina
7."Andréa" Joyce
8."Azimuth" Apolo VI
9."Teletema" Regininha e Laércio
10."Irene" Wilson das Neves
11."Abertura" The Youngsters
12."Teletema" Cláudio Roditti

 Outras adaptações

Em 2009, o SBT produziu um remake de Véu De Noiva. De acordo com Renata Dias Gomes, a neta da autora, a novela não se trata de um remake, e sim de uma nova versão da trama que foi feita no rádio, e que se chamou Vende-se um Véu de Noiva. A novela teve o título original e foi gravada na Praia do Perequê - Guarujá, litoral sul de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário