Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

domingo, 3 de fevereiro de 2013

CAMA DE GATO 2009/2010

Cama de Gato (em Portugal, A Armadilha) é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo e exibida entre 5 de outubro de 2009 e 10 de abril de 2010[1], substituindo Paraíso na faixa das 18 horas, sendo sucedida por Escrito nas Estrelas. Foi escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, com supervisão de texto de João Emanuel Carneiro, colaboração de João Brandão, Júlio Fischer, Thereza Falcão e Alessandro Marson, direção de Amora Mautner, Gustavo Fernandez, André Felipe Binder e Roberto Vaz, direção geral de Amora Mautner e direção artística de Ricardo Waddington. Em 2010, Ganhou o prêmio Banff World Television de melhor telenovela internacional na categoria drama.[2]
Contou com Camila Pitanga, Marcos Palmeira, Carmo Dalla Vecchia, Isabela Garcia, Heloísa Perissé, Marcello Novaes, Nívea Stelmann, Emanuelle Araújo, Letícia Birkheuer, Ângelo Antônio, Ronny Kriwat, Guta Gonçalves, Dudu Azevedo, Paulo Goulart e Paola Oliveira nos papéis principais.
Por "Cama de Gato" ser um dito popular brasileiro, em Portugal a novela foi intitulada A Armadilha.[3]

Índice

[esconder]

[editar] Enredo

Gustavo Brandão é um homem rico mas amargurado, dono da empresa de perfumes Aromas ao lado de Alcino Rodrigues, seu melhor amigo, e casado com a ambiciosa Verônica. Alcino é um bon-vivant, que aproveita a vida ao máximo, mas que descobriu estar com uma doença grave e com os dias contados. Ao perceber que Gustavo havia perdido o prazer das coisas simples da vida, Alcino decidiu mandá-lo para um deserto, com a ajuda de Verônica e de Davi, irmão de Gustavo. Com esta atitude, Alcino pretendia que Gustavo passasse por um momento de reflexão, que repensasse sua vida, seus valores. Só que Verônica aproveitou-se da situação para dar um fim no marido e ficar com toda a sua fortuna. Para isso, ela contou com a ajuda de Roberto, modelo da Aromas e seu amante.
Mas Rose, faxineira da Aromas, ouviu o plano de Alcino, sem entender os motivos dele, e decidiu contar tudo ao patrão, porque achava que Alcino estivesse querendo dar um fim em Gustavo. Rose é uma mulher íntegra e honesta, ex-mulher do malandro Tião, e trabalha duro para sustentar seus quatro filhos, além do ex-marido, que não quer saber de trabalhar. Na noite do lançamento de um novo perfume da Aromas, Rose e Taís, sua melhor amiga, entraram escondidas na festa e contaram sobre o plano de Alcino a Gustavo, que não acreditou e as demitiu. Mas no dia seguinte Gustavo acordou no meio de um deserto e, por meio de um bilhete que Alcino lhe deixou junto com um mapa, concluiu que foi seu melhor amigo que o mandou para aquele lugar no meio do nada. Enquanto isso, a modelo Natasha, exclusiva dos perfumes Aromas, é encontrada morta na casa de Gustavo. Com o desaparecimento do empresário, era natural que a culpa recaisse sobre ele.
Alcino foi até o encontro do amigo no deserto, mas, no caminho, os capangas de Roberto abordaram-no e roubaram seu carro, o que fez com que ele seguisse a pé. Gustavo também foi perseguido pelos capangas, que receberam ordem para matá-lo, mas concluiu que eram capangas de Alcino. Os dois amigos acabaram se encontrando, mas, após uma discussão, Gustavo amarrou Alcino e seguiu viagem. Mari, secretária de Alcino, sua amiga e confidente, o libertou, e ambos foram atrás de Gustavo. Os capangas de Roberto alcançaram Gustavo e, após um tiro, ele caiu de um penhasco. Alcino viu a cena de longe e sentiu-se culpado, acreditando que Gustavo havia morrido. Mas na verdade, ele conseguiu se salvar.
A partir daí, Gustavo fez de tudo para voltar ao Rio de Janeiro para provar sua inocência. Após trabalhar como bóia-fria e lixeiro, encontrou Rose, a ex-faxineira de sua empresa que o havia alertado sobre Alcino. Com a ajuda dela, Gustavo tenta provar que não teve culpa na morte da modelo e que tudo não passava de um plano de Alcino. Para piorar as desconfianças de Gustavo sobre o amigo, Verônica seduz Alcino e eles se casam, o que leva Gustavo a achar que os dois estavam mancomunados. Mas Verônica é desmascarada perante Alcino, com a ajuda de Mari, que nunca acreditou na carinha angelical da moça. É quando Rose começa a trabalhar na Aromas, por causa de Alcino, que fica encantado por ela. Lá, a ex-faxineira vai juntando provas que inocentam Gustavo, mas que não apontam o verdadeiro culpado e sim, acusam outro inocente: Alcino.

[editar] Elenco

Marcos Palmeira foi o protagonista Gustavo Brandão.
Paola Oliveira deu vida a antagonista, Verônica Tardivo.
Carmo Dalla Vecchia interpretou o protagonista Alcino.
Marcelo Novaes interpretou o malandro Bené
Letícia Birkheuer interpretou Natasha
Emanuelle Araújo interpretou Heloísa
AtorPersonagem
Marcos PalmeiraGustavo de Almeida Brandão
Camila PitangaRosenilde Pereira (Rose)
Paola OliveiraVerônica Brandão
Carmo Dalla VecchiaAlcino Rodrigues
Dudu AzevedoRoberto Alves Moreira
Isabela GarciaMariana Antunes (Mari)
Paulo GoulartSevero Tardivo
Heloísa PerisséTaís Helena Amâncio Prazeres Tibiriçá
Ângelo AntônioDavi de Almeida Brandão
Paula BurlamaquiSofia de Britto Brandão
Nívea StelmannKátia Santana Costa
Marcello NovaesBenedito Prazeres Tibiriçá (Bené)
Rosi CamposGenoveva Amâncio
Aílton GraçaJosé Sebastião dos Santos (Tião)
Daniel BoaventuraSolonaldo da Santíssima Trindade (Sólon)
Emanuelle AraújoHeloísa Miranda
Letícia BirkheuerNatasha Werner (Natasha Santana Costa)
Ronny KriwatPedro de Britto Brandão
Guta GonçalvesDebora de Lucca
Ilva NiñoErnestina Prazeres Tibiriçá (Tina)
Tony TornadoPéricles Tibiriçá
Rhainer CadeteNuno Alves Moreira
Pedro Paulo RangelFerdinando Brandão
Berta LoranLoló Castiglione
Yoná MagalhãesAdalgisa Monteiro de Britto
Suely FrancoJulieta Almeida Brandão
Luís GustavoWaldemar Moreira
Raquel FuinaGlória Pereira dos Santos
Monique AlfradiqueÉrica Castiglione
Norma BlumIrmã Andréia
Walter BredaDelegado Salviano Quintana
Lupe GigliottiÁurea
Aramis TrindadeDr. Emanoel
Tânia CostaBruna
Mouhamed HarfouchAlmeida (Almeidinha)
Ana BerttinesCleusa Meireles
André Luiz MirandaJuvenal Tardivo
Beta PerezLurdes
Bianca SalgueiroEurídice de Britto Brandão
Chico TenreiroPaquito (Mosquito)
Gustavo MayaFrancisco Pereira dos Santos
Jorge CerrutiDomênico (Vitor Bittencourt)
Julyana GarciaRegina Pereira dos Santos
Land VieiraTarcísio Pereira dos Santos
Luana MartauPatrícia Lombardi
Marcella RicaLucimara Amâncio (Luli)
Marcella ValenteSuzana
Rafael MiguelJoão Carlos Amâncio Tibiriçá (Juca)
Bia ArantesMaria Eduarda Império (Duda)
Roumer CanhãesProfessor Limonge
Wagner MolinaFiasco
Selma LopesDirce
Antônio PitangaMiguel dos Santos
Ana Cecília CostaLeda de Lucca
Ed OliveiraJair
Rodrigo RangelAntônio
Marcelo PortinariJorjão
Guilherme VieiraIgor Yohannce
Henrique RamiroMarco Antônio Lobato (Macau)
Juliana PaivaBeth
Júlia MattosSandrinha
Alex MorenoLucas Porto (Luck)
Neusa Maria FaroGioconda Amâncio
Maurício MachadoPaulo Otávio Barbosa (Pink)
Paulo AscençãoCatulo
Elenco de apoio

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Não foi a primeira vez que Camila Pitanga contracena com o pai, Antônio Pitanga. Em A Próxima Vítima, novela de Sílvio de Abreu que foi ao ar às 21h em 1995, Antônio e Camila também interpretaram pai e filha[4].
  • A cena da morte da personagem Débora (Guta Gonçalves) no capítulo 139, que foi ao ar no dia 17 de Março de 2010, teve uma audiência de 29 pontos, com picos de 34 e 55% de participação.[5][6]
  • Camila Pitanga fez sua primeira protagonista em novelas. Era a terceira vez que uma atriz negra protagonizava uma novela na Rede Globo, tendo sido a primeira delas na novela Da Cor do Pecado (2004), em que a atriz Taís Araújo interpretou a mocinha Preta, e a segunda, na novela Viver a Vida (que estreou poucos dias antes de Cama de Gato, em setembro do mesmo ano), protagonizado também pela atriz Taís Araújo.
  • No último capítulo da novela, os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes apareceram como eles mesmos, no recital de piano de Tarcísio, filho de Rose. Os irmãos gêmeos Glória e Tarcísio receberam este nome de Rose em homenagem ao casal.
  • No último capítulo também, apareceram nas cenas finais todo o elenco, a direção e até mesmo as autoras da novela, que comemoravam o final da novela. As autoras de Cama de Gato também fizeram uma homenagem a Andréa Maltarolli com a seguinte mensagem: "Dedicamos esta novela para Andrea Maltarolli, com o nosso carinho e saudade".[7]

[editar] Audiência

Média mensal de audiência da exibição original[8]
Audiência na Região Metropolitana de São Paulo
de acordo com o IBOPE
Mês
Audiência
Share
Outubro26 pontos50%
Novembro25 pontos50%
Dezembro23 pontos49%
Janeiro24 pontos52%
Fevereiro23 pontos49%
Março27 pontos54%
Abril29 pontos57%
Média geral25 pontos51,1%
Os Lençóis Maranhenses, onde algumas cenas da novela foram gravadas.
A audiência da estreia de Cama de Gato, foi a mesma da sua antecessora, com média de 25 pontos.[9]
Sua maior audiência até o momento deu-se em 2 de março, quando a novela bateu um seu recorde de audiência: 33 pontos de média, e um pico de 36, considerada a melhor média do horário desde 2007 em O Profeta, das mesmas autoras.[10] Antes, seu recorde era de 30 pontos obtido nos dias 13, 19, 26 e 27 de outubro de 2009. Sua melhor semana foi a 22ª, entre os dias 1 de março e 6 de março de 2010, quando marcou uma média de 29 pontos, considerada excelente para o horário.[11] E foi nessa semana que a novela marcou seu recorde de 33 pontos. Isso se deve em conta da programação da Rede Globo ter sido atrasada devido a um jogo de futebol. A novela tinha começado mais tarde, junto com os outros programas seguidos por ela.
O último capítulo de Cama de Gato que foi ao ar no dia 9 de abril de 2010 marcou uma excelente média de 31 pontos com picos de 37. Neste dia, foi mostrada a morte de Alcino, a descoberta da gravidez de Mari dele, a felicidade de Rose e Gustavo e sua família e o destino dos outros personagens.[12]
Sua média geral foi de 25 pontos.[13]

[editar] Trilha sonora

[editar] Nacional

  1. "Porque Eu Sei Que é Amor" - Titãs
  2. "Pra Você Guardei Amor" - Nando Reis e Ana Cañas
  3. "Um Dia, um Adeus" - Vanessa da Mata
  4. "Seu Olhar (ao vivo)" - Seu Jorge
  5. "Linda Rosa" - Maria Gadú
  6. "Sou Eu" - Diogo Nogueira
  7. "Pedindo Pra Voltar" - Marisa Monte
  8. "Pot-pourri: Beija-flor/Mel na Sua Boca" - Marina Lima
  9. "O Mundo" - Moska
  10. "Eu Não Sou Santo" - Exaltasamba
  11. "Vem Comigo Que Eu Te Levo Pro Céu" - Marcelo D2
  12. "Pelo Avesso" - Titãs
  13. "La Plata" - Jota Quest (Tema de Verônica)
  14. "Amar é Perdoar (Don't Know Why)" - Fábio Jr.
  15. "Odeon" - Fernanda Takai
  16. "Toda Criança Quer" - Palavra Cantada

[editar] Exibição internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário