Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Corrida do Ouro 1974/1975

Corrida do Ouro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nota: Se procura o artigo sobre história da mineração relacionado com corridas do ouro, veja Febre do ouro
Corrida do Ouro
Informação geral
FormatoTelenovela
GéneroComédia
Duração45 min.
Criador(es)Lauro César Muniz e Gilberto Braga[1]
País de origem Brasil
Idioma originalPortuguês
Produção
Dire(c)tor(es)Reynaldo Boury[1]
Produtor(es)Daniel Filho[1]
ElencoAracy Balabanian[2]
Renata Sorrah[2]
José Wilker[2]
Walmor Chagas[2]
Sandra Bréa[2]
Maria Luíza Castelli[2]
Célia Biar[2]
Paulo Goulart[2]
Yoná Magalhães[2]
José Lewgoy[2]
Zilka Salaberry[2]
ver mais[2]
Tema de abertura"Corrida do Ouro", do Coral da Som Livre[1]
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Transmissão original01 de julho de 1974 - 25 de janeiro de 1975[1]
Nº de episódios178[1]
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão · Projeto Entretenimento
Corrida do Ouro é uma telenovela brasileira em preto-e-branco exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas, de 1 de julho de 1974 a 25 de janeiro de 1975, com 178 capítulos, de autoria de Lauro César Muniz e Gilberto Braga. Foi dirigida por Reynaldo Boury, com a supervisão de Daniel Filho. Foi produzida em preto-e-branco.

Índice

[esconder]

[editar] Sinopse

O testamento do velho Durval Pontes de Albuquerque deixa herança para cinco mulheres: Isadora, Gilda, Patrícia, Teresa e Ilka. Mas elas só teriam direito a fortuna se cumprissem com os desejos do milionário, e para isso elas teriam que abrir a mão da sua vida.
Assim, Isadora, uma cantora, deveria abandonar a carreira; Gilda que morava no exterior há 20 anos, deveria ter residência fixa no Brasil; Tereza deveria terminar o curso de jornalismo e obter seu diploma; Ilka teria que ir morar com sua mãe, que a abandonou quando criança; e Patrícia deveria casar com um homem que não amava, Rafael.
Teresa tem um papel central no elaborado plano do milionário. Filha de Onofre, antigo caseiro de Durval, Teresa é uma moça de origem humilde, mas inteligente e decidida, que trabalha fazendo freelancer para revistas e jornais, e está prestes a se formar em jornalismo. Sua missão é aparentemente fácil de realizar,mas na verdade, Durval queria que Teresa usasse de sua persuasão para estimular as outras herdeiras a cumprirem suas funções[1].
Patrícia é uma moça sonhadora e ingênua que não está disposta a se casar com Rafael, executico de Durval, a quem ele tratava como filho. Patrícia sempre fora apaixonada por Fábio, mas sua mãe Walkíria, uma mulher inescrupulosa e egoísta quer que ela se case de qualquer jeito com Rafael para pôr a mão na herança de Durval[1].
Gilda não pretende cumprir sua parte no testamento, pois vive uma vida realizada em Paris com o marido André e a filha Vânia, e não pretende voltar ao Brasil, mas seu marido está atravessando uma crise financeira e ela precisa ajudá-lo. Gilda e André conheceram Durval nos anos 50 quando fecharam negócios[1].
Ilka é uma artesã e nunca conheceu o industrial, mas acha dificil cumprir sua função pois não tem uma ótima relação com sua mãe, Ilka, ou Kiki Vassourada como é conhecida. Em busca de liberdade, Kiki abandonou Ilka com poucos meses de vida. Otávio, o marido de Ilka, é um mau-caráter que quer se apoderar da herança de Durval[1].
Já Isadora também não conhecia Durval e sofre com o dilema proposto pelo testamento. Casada com o desenhista Newton, Isadora sempre quis ser atriz e é muito talentosa, mas sofre com a escassez de dinheiro.
As três formam uma sólida amizade e se unem para cumprir suas funções. Gilda volta a morar no Brasil e se hospeda na casa de Patrícia,Ilka e sua mãe Kiki Vassourada se entendem bem, Tereza conclui a faculdade e se apaixona por Murilo, e Patricia se casa com Rafael, mas na última hora não recebem a herança porque Isadora faz show onde canta, dança e atua, e consegue sucesso inesperadamente, sem conseguir largar a profissão[1].
A trama dá uma reviravolta quando Ilka descobre que sua mãe fora amante de Durval, Patrícia começa a se apaixonar por Rafael e esconde sua gravidez dele, Isadora e o próprio Rafael descobrem que são filhos de Durval e sofrem misteriosos atentados feitos por Suzana, ex-mulher de Durval que não se conforma por não ter estado no testamento e Fábio fica decepcionado com Patrícia e acaba se apaixonando por Isadora, que se separa de Newton[1]
No final da novela, Suzana tenta matar Rafael, mas acaba sendo internada. Patrícia e Rafael terminam juntos, Tereza se torna jornalista e se casa com Murilo, Gilda termina com seu marido, Ilka se separa de Otávio e foge com sua mãe, e Isadora termina com Fábio. Na última cena todas se reúnem na boate onde Isadora se apresenta cantando a canção título da novela[1].

[editar] Elenco

AtorPersonagem
José LewgoyDurval Pontes de Albuquerque
Aracy BalabanianTeresa
Renata SorrahPatrícia
Sandra BréaIsadora
Célia BiarGilda
Maria Luíza CastelliIlka
Walmor ChagasMurilo
José WilkerFábio
José Augusto BrancoRafael
Antônio PatiñoAndré
Ítalo RossiNatércio
Nívea MariaVânia
Castro GonzagaOnofre
Jacyra SilvaLola
Altair LimaJoão Paulo
Patrícia BuenoMônica
Fausto RochaMário
Heloísa HelenaFlorinda
Hemílcio FróesAlfredo
Leila CravoCarmem
Juan DanielJofre
Anilza LeoniZélia
Paulo GonçalvesCamilo
Ilva NiñoJandira
Oswaldo LoureiroOtávio
Renata FronziSuzana
Paulo GoulartNewton
Yoná MagalhãesWalkíria
Flávio MigliaccioSérgio
Zilka SalaberryKiki Vassourada

[editar] Elenco de Apoio

[editar] Trilha sonora

[editar] Nacional

  • "Gerações" - Zé Rodrix
  • "Quem Sabe" - Montezuma
  • "Laranja da Terra" - Eustáquio Sena
  • "Gilda" - Orquestra Som Livre
  • "Olho D'água" - Golden Boys e Trio Esperança
  • "Corrida do Ouro" - Coral Som Livre[1]
  • "Teresa" - Betinho
  • "Nem Pensar" - Sandra Bréa[1]
  • "A Bem da Verdade" - Edy Star
  • "Agora" - Orquestra Som Livre
  • "Indecisão" - Betinho
  • "Granizo" - Orquestra Som Livre

[editar] Internacional

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Para ajudá-lo a escrever a novela, Lauro César Muniz contou com o então iniciante Gilberto Braga. Mais tarde, o autor foi escrever a sinopse de Escalada para o horário das 20h, e Gilberto Braga terminou a novela, supervisionado por Janete Clair[1].
  • Foi a primeira telenovela assinada por Gilberto Braga[1].
  • A abertura da novela, de Joaquim Três Rios, era um trabalho de animação desenvolvido na TV Globo de São Paulo por uma equipe dirigida pelo artista gráfico e cenógrafo Cyro Del Nero no qual bonequinhos corriam atrás de uma moeda[1]
  • Foi uma das novelas de maior sucesso da TV, mas mesmo assim, perdeu para a concorrente A Barba Azul, exibida na Tupi, que inclusive, era exibida em cores.
  • Destaque para José Lewgoy e Zilka Salaberry que viveram a alma falecida do milionário Durval e a anciã tresloucada Kiki Vassourada, respectivamente.
  • O enredo foi sugerido ao autor por Daniel Filho, inspirado num fato real ocorrido na Inglaterra: um milionário deixara uma fortuna como herança para sua secretária, desde que ela atendesse a estranhas exigências[1].
  • Como parte da divulgação de Corrida do ouro, a TV Globo distribuiu releases para a imprensa que apresentavam a novela como a primeira tentativa de estabelecer uma nova abordagem para o horário das 19 horas: tramas mais realistas, com personagens menos românticos e mais identificados com tipos do cotidiano. Qualquer intenção realista, entretanto, acabou frustrada pela rigorosa censura estabelecida para o horário, e a novela, que pretendia discutir a fundo o poder do dinheiro na vida das pessoas, conservou o registro leve característico das 19h[1].
  • Toda a trilha sonora da versão nacional é composta por Zé Rodrix, inclusive escuta-se a voz dele em várias delas (destaque para "laranja da terra" em que ele faz a segunda voz que quase não aparece, "Corrida do Ouro" ele conta a abertura e todas as pausas das músicas ele faz alguma coisa como espirrar e coisas assim, "A bem da verdade" ele faz o backing vocal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário