Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sábado, 2 de fevereiro de 2013

PECADO CAPITAL 1975/1976

Pecado Capital foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo pela primeira vez entre 24 de novembro de 1975 e 5 de junho de 1976. Foi escrita por Janete Clair e dirigida por Daniel Filho e Jardel Mello, tendo contado com 167 capítulos. Também foi a primeira novela em cores para o horário das oito da noite.

Índice

[esconder]

[editar] Trama

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
A telenovela traz José Carlos Moreno, chamado Carlão, um taxista morador do subúrbio carioca do Méier. Logo no primeiro capítulo, acontece um grande e audacioso assalto a banco e os ladrões, em fuga, embarcam no carro de Carlão. Só que a mala cheia de dinheiro é esquecida no veículo. O taxista, então, vê ali a chance de ascender socialmente, podendo enfim casar-se com a noiva, Lucinha, operária numa fábrica de roupas. Graças à beleza da moça, as brigas entre os dois por causa de ciúme do taxista são frequentes. Lucinha conhece, então, na fábrica, o publicitário Nélio Porto Rico, que a convida a ser modelo. Pensando na possibilidade de crescer na vida, ela aceita. Enquanto isso, Carlão faz segredo quanto a estar com o fruto do assalto ao banco. A opção de Lucinha pela carreira de modelo leva-a a romper com Carlão e com o pai, Orestes, pela intolerância.
Enquanto isso, Eunice, uma dona-de-casa de classe média, infeliz no casamento, sofre com o repúdio do marido, Ricardo, e com a consciência pesada. Ela esteve no assalto, do qual participou convencida pelo amante, Miguel, e foi quem esqueceu o dinheiro com Carlão. Numa discussão com Miguel, que acreditava que ela quisesse enganá-lo, terminou matando-o. Foi, então, pedir ajuda ao marido para sair da enrascada, e ele a obrigou a ir passar uns tempos nos Estados Unidos, longe do filho, Paulo Roberto. E a suburbana Lucinha é escolhida como principal modelo das Confecções Centauro, onde antes trabalhava. Desperta o interesse do adormecido coração de Salviano Lisboa, um milionário viúvo que, apesar de ter seis filhos - Vitória, Vilma, Vicente, Virgílio, Vinícius e Valter - e viver cercado por muitos bajuladores, sente muita solidão. O início do romance entre Salviano e Lucinha desperta em Carlão um grande ódio, e ele lança mão do dinheiro, que planejava devolver, para ascender socialmente - para ele, Lucinha deseja isto:fortuna e posição.
Eunice volta ao Brasil e, cumprindo suas ameaças cheias de rancor, Ricardo a denuncia e ela é presa. Ao ficar sabendo da situação da mulher, Carlão sente a consciência pesar e começa a ajudá-la. Penalizado, sabendo que se tivesse entregue o dinheiro a situação de Eunice seria outra, morrendo de pena, Carlão se casa com ela, mesmo apaixonado por Lucinha, que passa a enfrentar, a cada dia que passa, maior oposição dos filhos de Salviano. Carlão e Eunice vivem um casamento infeliz. Ela, verdadeiramente apaixonada, sofre com o amor do marido por outra que não o quer;ele, por estar casado por piedade e medo de que ela, já o tendo reconhecido como o taxista do caso, o denuncie.
Ao longo da trama, Carlão vai se afundando mais e mais graças à ambição e ao desejo de reconquistar Lucinha. No final, quando resolve deixar o dinheiro (800 mil cruzeiros) numa obra do metrô e fazer uma denúncia anônima às autoridades, Carlão termina assassinado no local por um capanga de Sandoval, um mau-caráter com quem se havia envolvido em negócios escusos. Salviano e Lucinha se casam. Um empregado chega perto do patrão com um jornal que noticia a morte do taxista, tido na reportagem como membro da quadrilha que assaltou o banco, ou coisa do gênero. Lucinha pergunta o que é, e Salviano: "Nada, nada, uma nota sobre o nosso casamento". Amassando o jornal, sai com a esposa. O envolvimento de Carlão com gente "barra-pesada", a ambição, a infelicidade no amor, mesmo com fortuna, provam ao público que, como diz a letra do tema de abertura, "dinheiro na mão é vendaval"; a trama sintetizada nos versos de Paulinho da Viola, para ela especialmente compostos.

[editar] Elenco

[editar] Trilha sonora

[editar] Nacional

  1. "Moça" - Wando
  2. "Você Não Passa de Uma Mulher" - Martinho da Vila
  3. "El Dia En Que Me Quieras" - Pablo Hernandes y Sus Vocalistas
  4. "Se Você Pensa" - Moraes Moreira
  5. "Melô da Cuíca" - Azimuth
  6. "Pecado Capital" - Paulinho da Viola
  7. "Juventude Transviada" - Luiz Melodia
  8. "Meu Perdão" - Beth Carvalho
  9. "Que Besteira" - João Donato
  10. "O Boêmio" - Época de Ouro
  11. "Makaha" - Marcio Montarroyos
  12. "Não Sei" - Sônia Santos
  13. "Beijo Partido" - Nana Caymmi

[editar] Internacional

  1. "Like Roses" - Jack Jones
  2. "Zing Went The Strings Of My Heart (O Som da Massa)" - The Tramps
  3. "Il Maestro Di Violino" - Domenico Modugno
  4. "Atlantica" - Seventy-Five Music
  5. "Woman (You've Gotta Be There)" - Jae Mason
  6. "Never Let Me Say Goodbye" - Dave Ellis
  7. "You And Me Against The World" - Gladys Knight & The Pips
  8. "Happy" - Michael Jackson
  9. "Lady Bump" - Penny McLean
  10. "Love Me Like a Stranger" - The Lettermen
  11. "Words Of Love" - David D. Robinson
  12. "Ain't Nobody Straight In Los Angeles" - The Miracles
  13. "Happy Days" - Montezuma
  14. "Dolannes Melodie (Flûte de Pan)" - Jean Claude Borelly

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Pecado Capital foi a primeira telenovela "das oito" em cores da Globo.
  • Em 1975, a Rede Globo começou a produzir Roque Santeiro. No dia marcado para a estreia, 27 de agosto, a censura proibiu sua exibição, e a saída encontrada pela emissora foi uma reprise, em caráter emergencial, da novela Selva de pedra, de Janete Clair, sucesso em 1972, enquanto se aprontava uma produção inédita para o horário das 20h. O elenco de Roque Santeiro(a qual ganharia uma nova versão em 1985) foi remanejado para uma história que Janete estava escrevendo, inicialmente intitulada O Medo.
  • A atriz Elza Gomes, que interpretava , governanta que havia ajudado o milionário Salviano a cuidar dos seis filhos depois da viuvez, teve de se ausentar da novela devido a problemas de saúde. Assim, a atriz Miriam Pires entrou em seu lugar, interpretando a personagem Nora, prima de Bá, que sabia da história por cartas que a prima lhe enviava. Elza depois voltaria à cena.
  • Pecado Capital foi reapresentada pela emissora em duas ocasiões:em 1980, como atração do Festival 15 Anos(compacto apresentado por Lima Duarte) e entre 4 de janeiro e 23 de abril de 1982, às 22h, na versão original de 85 capítulos.
  • Primeira novela de Gilson Moura, Lauro Góes e Sandra Barsotti.
  • Uma segunda versão da novela foi escrita por Glória Perez e exibida de outubro de 1998 a maio de 1999, no horário das 18h, sem o sucesso da original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário