Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sábado, 2 de fevereiro de 2013

ESCALADA 1975

Escalada foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 6 de janeiro a 23 de agosto de 1975. Escrita por Lauro César Muniz e dirigida por Régis Cardoso, foi produzida em preto-e-branco e contou com 197 capítulos.

Índice

[esconder]

[editar] Sinopse

A saga de Antônio Dias desde a juventude como comerciante no interior paulista até a velhice como vencedor, na mesma região. No seu caminho, duas mulheres: Cândida, com quem tem um casamento infeliz, e Marina, a paixão de sua vida. Durante a jornada do protagonista, é mostrada a participação do mesmo na construção de Brasília.

[editar] Elenco

[editar] Trilha sonora

[editar] Nacional

[editar] Internacional

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Escalada é considerada a melhor novela de Lauro César Muniz e a obra mais importante da história da teledramaturgia brasileira[1] Sua maior qualidade residiu no fato de conciliar com maturidade o romance, temas políticos e a crítica social. Para escrevê-la, o autor baseou-se na história de vida de seu pai, um imigrante português, e na própria trajetória do país, da década de 1930 (Era Vargas) até o momento em que a trama foi produzida, os anos 70.
  • Foi a última novela produzida em preto-e-branco pela Rede Globo no horário "das oito".
  • Consagrou Tarcísio Meira como ator e deu uma alavancada definitiva na carreira de Suzana Vieira, que, com sua interpretação da interiorana Cândida, conseguiu mudar os rumos da história.
  • A certa altura da história, Antônio se envolve com a construção da nova capital do país, Brasília. Porém, o nome do ex-presidente Juscelino Kubitschek não podia ser mencionado no texto, por imposição da Censura. A novela fez menção à figura do ex-governador paulista Adhemar de Barros.
  • Escalada marcou a estreia do ator Ney Latorraca na Globo.
  • A novela foi reapresentada em duas ocasiões: Na primeira; A emissora reapresentou Escalada em 1980, num compacto de 90 minutos que integrou o "Festival 15 Anos", com apresentação de Ney Latorraca. E na segunda reprise, foi reapresentada entre 8 de outubro e 28 de dezembro de 1984, às 22h15, de segunda à sexta-feira, em versão original de 60 capítulos.
  • Em 2006 a Rede Record exibiu uma reedição da história, intitulada Cidadão Brasileiro, com Gabriel Braga Nunes no papel de Antônio.
  • No filme O Marginal, de 1974, estrelado por Tarcísio Meira, o co-autor Lauro César Muniz experimentou muitos elementos e a estrutura narrativa que usaria em Escalada para contar a história do protagonista, que no filme era um fracassado e desajustado socialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário