Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

Total de visualizações de página

sábado, 2 de fevereiro de 2013

TERRA NOSTRA 1999/2000

Terra Nostra foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 20 de setembro de 1999 e 2 de junho de 2000, em seu horário das 21 horas, totalizando 221 capítulos. Foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, com colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, e dirigida por Marcelo Travesso e Carlos Magalhães com direção geral e de núcleo de Jayme Monjardim. Foi reapresentada em Vale a Pena Ver de Novo de 7 de junho de 2004 a 5 de novembro de 2004, com 110 capítulos.
Contou com Ana Paula Arósio, Thiago Lacerda, Antônio Fagundes, Maria Fernanda Cândido, Raul Cortez, Carolina Kasting, Ângela Vieira e Marcello Antony nos papeis principais.

Índice

[esconder]

[editar] Enredo

O cenário é o Brasil entre o final do século XIX e início do século XX. A maior parte da história se passa nas fazendas de café do interior de São Paulo, mostrando a imigração italiana no Brasil, com destaque para o romance de Giuliana e Matteo, dois imigrantes italianos que foram tentar uma vida melhor em terras brasileiras.
Giuliana é filha de Giulio e Ana, imigrantes italianos que deixam seu país e vêm para o Brasil a conselho de um amigo compatriota, Francesco. No navio, a jovem apaixona-se por Matteo, e os dois fazem planos de se casar quando chegarem ao Brasil, mesmo os dois nem se conhecendo direito. A morte dos pais de Giuliana, causada pela peste negra (doença causada pela pulga de rato), e a leve infecção de Matteo pela doença aproxima ainda mais o casal, que passa uma noite ardente de amor juntos,sendo a primeira vez de Giuliana, antes de o navio atracar no porto de Santos.
Na confusão do desembarque, Giuliana e Matteo se perdem e seguem rumos diferentes. Ela é acolhida por Francesco (Raul Cortez), um milionário banqueiro, amigo de seus falecidos pais, que é marido de Janete, mulher prepotente e arrogante, e pai de Marco Antônio, um bon-vivant. Já Matteo vai trabalhar na fazenda de Gumercindo, um barão do café que é casado com Maria do Socorro e pai da meiga Angélica e da cruel Rosana.
Assim que vê a italiana, Marco Antônio se apaixona loucamente por ela. Francesco vê com bons olhos o casamento do filho com a moça, mas Janete não. E a moça também rejeita o amor de Marco Antônio, pois está decidida a reencontrar Matteo. Porém, quando Giuliana descobre que espera um filho de Matteo, Marco Antônio vê aí a chance de ficar com sua amada. Ele pede Giuliana em casamento e, com medo, a moça aceita. Entretanto, Janete arma para que seu filho seja poupado de criar o filho de Giuliana com outro homem. Com a ajuda da governanta Mariana, Janete faz o parto da nora, mas Giuliana desmaia depois de ouvir a criança chorar. Então, Janete manda que Mariana leve a criança para um orfanato bem longe e depois afirma à nora que o bebê nasceu morto.
Enquanto isso, na fazenda de Gumercindo, a beleza de Matteo encanta as irmãs Angélica e Rosana. Angélica é uma moça tímida que quer ser freira, para desgosto do pai. Rosana, impulsiva e de personalidade forte, investe no rapaz, sendo repetidamente rejeitada por ele. Entretanto, para forçar Matteo a se casar com ela, Rosana o seduz e inventa que fez amor com o italiano. E, para evitar que Angélica entre para o convento, Gumercindo aceita o pedido de casamento de Augusto, jovem com sonhos de se tornar político.
Augusto, porém, mantém um caso com Paola, bela e fogosa italiana que chegou na mesma leva que Matteo e Giuliana. Para evitar que Anacleto, o pai da jovem, o force a se casar com ela, Augusto monta uma casa para a moça na cidade de São Paulo, e se casa com Angélica. Posteriormente, porém, Angélica e Augusto se mudam para São Paulo, e Paola se torna amiga de Angélica. Assim, Paola percebe que Augusto tem uma boa mulher, e rompe o caso com ele.
Entretanto, por motivos de negócios, Gumercindo (Antônio Fagundes) se aproxima de Francesco. A esta altura, Matteo (Thiago Lacerda) já está casado com Rosana (Carolina Kasting), com quem tem um filho, e Giuliana teve uma filha com Marco Antônio, Aninha. Mas o verdadeiro destino do filho de Giuliana e Matteo é descoberto, e o casamento de Francesco e Janete vai por água abaixo, e Giuliana também se separa de Marco Antônio.
Mas para ambos viverem esse grande amor, restam deixarem o passado para trás, e isso inclui duas pedras no caminho do casal que terão de serem superadas: A da asquerosa Rosana e a do egocêntrico Marco Antônio. Mas no fim tudo dá certo, Giuliana se casa com Matteo e eles têm mais um filho, e Matteo aceita criar Aninha, filha de Giuliana com Marco Antônio e ficam muito felizes de reencontrar o filho que eles tiveram.

[editar] Produção

A Rede Globo fez grandes investimentos na produção da novela. Nos primeiros capítulos, que mostraram os imigrantes a bordo de um navio rumo ao Brasil, foram gastos 1,2 milhões de reais. O primeiro mês de gravações consumiu 4 milhões de reais, 40% a mais do que a novela antecessora, Suave Veneno, de Aguinaldo Silva.
Várias imagens reais foram inseridas em sequências de imagens gravadas, dando maior veracidade à trama. E, nas cenas da travessia e do desembarque de imigrantes foram utilizados mais de trezentos figurantes.
A procura do navio que traz os italianos para o Brasil levou bastante tempo. Depois de inúmeras pesquisas, o navio S.S. Shieldhall, de 1940, foi encontrado no sul da Inglaterra e foi devidamente adaptado para transformar-se no Andrea I da história. Como seria impossível transportar o navio para o Brasil, uma equipe com mais de cinqüenta pessoas, incluindo técnica, produção e elenco, viajou para Southampton, onde durante uma semana foram realizadas as gravações que apareceram nos dois primeiros capítulos.

[editar] Exibição

[editar] Audiência

A novela obteve uma média de 52 pontos em seu último capítulo, o mesmo índice que a sua antecessora Suave Veneno.Teve média geral de 44 pontos,muito superior a sua antecessora. [1]

[editar] Recepção

[editar] Prêmios

Troféu APCA
Troféu Imprensa
Melhores do Ano - Domingão do Faustão
Troféu Super Cap de Ouro
Prêmio Qualidade Brasil

[editar] Repercussão

Apesar de ter tido uma queda em seus índices em sua reta final, a trama conseguiu alavancar a audiência, que desde a sua antecessora Suave Veneno, de Aguinaldo Silva sofria para tentar ficar acima dos 40 pontos mas não conseguiu. Suave Veneno fixou-se na casa dos 38 pontos. Em relação a Suave Veneno a audiência subiu 7 pontos.
A trama foi parodiado pelo Casseta & Planeta, Urgente!, como faz com todas as novelas do horário nobre da emissora com quatro títulos diferentes: Falha Nostra, Palmera Nostra, Testa Nostra e Terrinha Nostra.
A novela chegou a ser anunciada como atração da Televisão de Timor-Leste, TVTL, mas na hora da exibição acabou entrando a novela Cabocla.

[editar] Elenco

Ana Paula Arósio interpretou Giuliana.
Thiago Lacerda interpretou Matteo.
Raul Cortez interpretou Francesco Magliano.
Maria Fernanda Cândido interpretou Paola.
AtorPersonagem
Ana Paula ArósioGiuliana Splendore
Thiago LacerdaMatteo Battistella
Raul CortezFrancesco Magliano
Maria Fernanda CândidoPaola
Antônio FagundesGumercindo Telles de Aranha
Débora DuarteMaria do Socorro Teles de Aranha
Ângela VieiraJanete Magliano
Marcello AntonyMarco Antônio
Carolina KastingRosana
Paloma DuarteAngélica
Gabriel Braga NunesAugusto Marcondes
Antônio CalloniBartolo
Lu GrimaldiLeonora
Cláudia RaiaHortênsia
Odilon WagnerAltino Marcondes
Elias GleizerPadre Olavo
Raymundo de SouzaRenato
Roberto BomfimAgente Justino
Jackson AntunesAntenor
José DumontBatista
André Luiz MirandaJúlio Francisco Santana (Tiziu)
Débora OlivieriInês
Danton MelloBruno
Tânia BondezanMariana
Gésio AmadeuDamião
Mário César CamargoAnacleto
Adriana LessaNaná
Fernanda MunizLuísa
Adhenor de SouzaJuvenal
Sônia ZaguryAntônia
Fábio DiasAmadeo
Paulo de AlmeidaToninho
Bianca CastanhoFlorinda
Guilherme BernardJosé Alceu
Juan AlbaJosué
Tarciana SaadMatilde
Lolita RodriguesDolores
Elenco de apoio

[editar] Trilha sonora

[editar] Volume I

Capa: Ana Paula Arósio
Contracapa: Thiago Lacerda

[editar] Volume II

Capa: Maria Fernanda Cândido e Raul Cortez

Nenhum comentário:

Postar um comentário